
Nascido em São Cristóvão, no Rio de Janeiro, Renato foi criado em Brasília, cidade que tornou-se epicentro da efervescência do rock brasileiro na década de 1980. Depois de passar por algumas bandas independentes da capital federal, o músico foi contratado pela Legião Urbana a quatro dias do início da gravação do primeiro álbum.
Amigo do baterista Marcelo Bonfá, tornou-se membro oficial do grupo e compôs, em parceria com Renato Russo, as faixas 'Daniel na cova dos leões' e 'Quase sem querer'. Em 1989, antes de começarem os trabalhos do disco 'As quatro estações', o baixista deixou a banda. Em 2009, em entrevista ao jornalista Luiz Pimentel, Rocha disse que foi expulso por Russo. "Sabia que não era uma coisa do Renato. Que era coisa dos dois perobinhas", comentou o músico à época, referindo-se aos ex-colegas Bonfá e Dado Villalobos, de quem tornou-se desafeto.
Em 2012, Renato Rocha vivia como morador de rua no Rio de Janeiro quando foi encontrado pelo programa 'Domingo espetacular' (Record). À época, admitiu ser dependente químico e disse ter perdido todo seu patrimônio graças ao vício em drogas. Ele deixa um casal de filhos e uma neta.
