Criado em meados da década de 1960, quando o bispo dom Oscar de Oliveira deu início à restauração de manuscritos até então depositados no Arquivo Eclesiástico da Arquidiocese, o Museu da Música de Mariana funciona desde 2007 no antigo Palácio dos Bispos. A instituição prepara uma novidade para 2015: a partir de janeiro, vai disponibilizar na internet o Primeiro Fundo da Coleção Dom Oscar de Oliveira, formada com doações de 31 localidades do estado. A organização desse vastíssimo material foi iniciada nos anos 1960 pelos músicos marianenses Vicente Ângelo da Mercês e Aníbal Pedro Walter.
Paulo Castagna, coordenador musicológico do projeto, que é financiado pela Prefeitura de Mariana, está entusiasmado. “Trata-se de um megainvestimento, com previsão de que sejam disponibilizadas, no primeiro momento, 40 mil imagens na página on-line do museu. Todas pertencem à Coleção Dom Oscar, tombada pela Unesco como Memória do Mundo da América Latina e do Caribe”, informa.
O acervo reúne documentos valiosos. Vários deles remontam aos primeiros tempos da capitania de Minas e do bispado de Mariana. Há livros de cantochão e manuscritos de compositores consagrados. Uma das funções mais importantes do museu, explica o curador e pesquisador Vitor Gomes, é restabelecer a relação do povo com a história de sua cultura.
“Quando voltamos ao passado musical brasileiro, as fontes que encontramos são principalmente relacionadas à música sacra, danças de salão e música de banda. O acesso a essa obra só é possível se ela vier à tona, e é isso que estamos tentando fazer”, diz Gomes.
Arte-educação Vitor Gomes conta que o museu mantém projeto de arte-educação que atinge 30 cidades no entorno de Mariana. “Nessas localidades, incentivamos grupos e corais a incluírem a música antiga em seus repertórios, o que tem dado resultados bastante positivos”, revela.
Entre os serviços prestados à população está o projeto Mediação digital pedagógica. Diariamente, é postado no Facebook material que tem o objetivo de facilitar a compreensão e o acesso ao acervo do museu. É muito importante divulgar esse patrimônio, reforça Gomes.
NOVOS JARDINS
O Museu da Música de Mariana está vinculado à Fundação Cultural e Educacional da Arquidiocese de Mariana (Fundarq). Roque Camelo, presidente da entidade, diz que entre os projetos para 2015 está a reconstrução do jardim histórico do antigo Palácio dos Bispos. O trabalho se baseará em iconografias do fim do século 18, produzidas pelo padre Viega de Menezes, e no estudo Uma quinta portuguesa no interior do Brasil, do historiador Moacir de Castro Maia. “O projeto vai tornar o jardim um local de visitação pública, integrando-o às ações culturais do museu. Para começarmos as obras, só falta receber o laudo de recomendação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, pois se trata de área de conservação arqueológica”, Informa Camelo.
MUSEU DA MÚSICA DE MARIANA
Rua Cônego Amando, 161, Centro Histórico de Mariana, (31) 3557-2778. Informações: mmmariana2009@gmail.com. Aberto de terça a sábado, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 18h; domingos e feriados, das 8h30 às 12h.