“Sempre fico contando os dias para voltar ao Brasil. Essa deve ser a quinta vez que venho para cá. É um dos meus países favoritos, que tem das plateias mais acolhedoras. A primeira razão desse meu amor é que minha professora, Fany Solter, é brasileira. Tinha um pedaço do Brasil comigo quando estudei com ela na Alemanha. Tive contato com a cultura, com a comida”, conta a italiana.
A jovem artista de 28 anos impressiona pelos feitos precoces ao longo de sua história. Começou seus estudos de piano ainda no início da infância e, aos 12 anos, estreou nos palcos como solista da Orquestra Sinfônica de Veneza. De lá para cá foram mais de 20 premiações recebidas em competições nacionais e internacionais.
Sua carreira como solista e camerista levou-a a apresentações pelo Japão, Israel, Turquia, Cazaquistão, Inglaterra, Irlanda, Alemanha, Suíça, Grécia, França, Rússia e países da América do Sul, além da Itália. Gloria recebeu medalha de prata no Concurso Internacional de Piano Paderewski (Estados Unidos, 2010) e o Prêmio Prokofiev da Fundação Ibla (Itália, 2009).
SAMBA Essa é a maior turnê que Gloria fará no Brasil. Depois da capital mineira, passará por Niterói, Cuiabá, Salvador (com orquestra), Rio de Janeiro (onde dará workshop para estudantes) e Vitória – na última cidade, serão dois recitais. “Amo samba e tive experiência muito boa com o ritmo. Aprendi a amá-lo”, revela. A relação de Gloria com a música popular, entretanto, segue restrita ao jazz, o que inclui colaboração com o conterrâneo Stefano Bollani (piano).
Gloria Campaner
Concerto de piano. Nesta terça-feira, às 20h30. Teatro Bradesco, Rua da Bahia, 2.244, Lourdes. Ingressos: R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia-entrada) – à venda na bilheteria e pelo site www.ingressorapido.com.br. Informações: (31) 3516-1360 e www.teatrobradescobh.com.br.
PROGRAMA
Ludwig van Beethoven
(1770-1827)
Sonata nº 23 em fá menor, op.57 “Appassionata”
Robert Schumann
(1810-1856)
Humoreske op.20
Sergei Prokofiev
(1891-1953)
Toccata op.11
Franz Liszt
(1811-1886)
Morte de amor de Isolda, da ópera Tristão e Isolda, de Richard Wagner
Sergei Rachmaninov
(1873-1943)
Dois Momentos musicais op.16
Pianista italiana Gloria Campaner faz turnê pelo Brasil
Série de concertos começa em Belo Horizonte, nesta terça-feira à noite, no Teatro Bradesco
Após turnê pelo Brasil ano passado, a pianista italiana Gloria Campaner retorna ao país para série de concertos que começa em Belo Horizonte, hoje à noite, no Teatro Bradesco. No repertório, obras dos compositores Rachmaninov, Prokofiev, Beethoven, Liszt e Schumann. Seu primeiro disco, Piano poems, foi lançado no início do ano e, não por acaso, é dedicado às peças de Rachmaninov e Schumann.