Autor e voz dos maiores clássicos do Supertramp, Roger Hodgson se apresenta em Belo Horizonte neste sábado, 25. O ex-vocalista já declarou seu amor pela cidade mais de uma vez e, talvez também por isso, esteja voltando para sua terceira apresentação à sombra da Serra do Curral. “Para mim, BH é um lugar muito especial e a audiência é simplesmente incrível. Não sei se é porque eles amam minhas músicas e têm uma conexão muito profunda com elas, ou se amam todo tipo de música”, disse o vocalista.
Mas se engana quem pensa que o show será idêntico aos outros dois que o baixista fez por aqui. Ele anunciou algumas novidades: “Desta vez, estou levando minha guitarra e vou cantar 'You make me love you' e 'Had a dream', canções que não toquei da outra vez”, promete. Para completar, artista e plateia estarão ao ar livre: o show será no Parque das Mangabeiras. Apesar de ainda não conhecer o local, Roger não escondeu o entusiasmo por estar em um ambiente que, segundo ele, deve ampliar ainda mais a conexão emocional com o público.
saiba mais
O auge do Supertramp foi em 1979, quando 'Breakfast in America' foi lançado recheado de hits. O disco clássico que dá nome à atual turnê de Roger Hodgson consagrou a voz aguda do vocalista e a capacidade do grupo de unir a ambição instrumental do rock progressivo com melodias pop.
Roger deixou a banda 1983 e partiu para a sua carreira solo, começando com o álbum 'In the eye of the storm'. Ele nunca abriu mão das composições que fez na época da banda e muitas delas ainda são executadas regularmente em seus shows. “Para mim, não faz diferença. Minhas músicas são minhas músicas. Algumas gravei com o Supertramp, outras, sozinho. Quando toco 'The logical song', não penso: ‘Ah, é uma música do Supertramp’. Para mim, é a minha música”, explica, acrescentando depois que “Música boa não fica velha”.
Apesar de deixar claro que não tem nenhum problema pessoal com Rick Davies e o resto do Supertramp, Hodgson lamenta apenas que o seu nome não seja tão famoso quanto o de sua ex-banda. “Muitas pessoas amam as músicas e, quando pensam em ouvi-las ao vivo, têm o Supertramp em mente, sem saber que podem ouvi-las comigo, em outra versão. O nome Roger Hodgson não se tornou tão conhecido como Supertramp”, declara.
BH: capital do progressivo
Roger Hodgson não é a única lenda do rock progressivo que vem para BH em 2014. A cidade favorita do ex-vocalista do Supertramp também foi destino de outros grandes nomes: em março, o Alan Parsons Project tocou no Palácio das Artes. O grupo liderado por Alan Parsons, que foi engenheiro de som para bandas como Beatles e Pink Floyd, trouxe seu som conceitual para abrir uma temporada e tanto para os fãs do gênero.
E nesta semana uma outra atração internacional tirou os entusiastas do rock progressivo de casa. Jon Anderson, ex-vocalista do Yes, se apresentou na terça-feira, no Sesc Palladium, tocando hits clássicos de uma das bandas ícone do estilo musical, canções solo e versões de músicas de outros grupos, como A day in the life, dos Beatles.
A terceira visita do mito Roger Hodgson neste sábado simboliza o fim de um ano que ficará marcado para os fãs do rock progressivo, um estilo musical que desde o fim dos anos 1980 não circula mais pelo mainstream, mas tem espaço garantido em Belo Horizonte.
Confira performance de Hodgson na faixa 'Lady':
BREAKFAST IN AMERICA
Show de Roger Hodgson neste sábado, 25 de outubro, às 19h. Parque das Mangabeiras, Av. José do Patrocínio Pontes, 580, Bairro Mangabeiras. Ingressos: Pista/3º lote: R$ 200 (inteira) e R$ 100 (meia-entrada). À venda no Ingresso Rápido, Shopping 5ª Avenida, Rua Alagoas, 1.314, Savassi. Informações: (31) 4003-1212 e www.ingressorapido.com.br. Classificação: 16 anos.