De acordo com nota oficial divulgada pelo InCor, o cateterismo já era um procedimento planejado. "Esse procedimento diagnóstico faz parte da sequência de exames de avaliação cardiológica e geral a que o cantor tem sido submetido no Incor, desde agosto deste ano, sob coordenação do Dr. Sérgio Timerma", diz a nota. "Milton ficará internado no Instituto do Coração por, no mínimo, mais 24 horas, para repouso e observação, conforme preconiza o protocolo de recuperação desse procedimento", afirma ainda o comunicado.
O cantor foi internado por volta das 19h de segunda, e o procedimento estava previsto para às 21h. Em outra ocasião, ele já precisou colocar stents, uma espécie de mola que mantém a artéria aberta. Desta vez, passou por uma reavaliação do stents e das artérias coronárias.
No último dia 22 de agosto, o cantor passou mal durante uma apresentação do show 'Linha de Frente', em São Paulo, e precisou deixar o palco. No próximo dia 26 de outubro Milton Nascimento completa 72 anos de idade.