Kraftwerk, The Smiths e N.W.A. são indicados ao Hall da Fama do Rock
Sting e Lou Reed também entram na disputa por colocação na lista seleta de astros
Os pioneiros da música eletrônica Kraftwerk, os roqueiros do The Smiths e os rappers do N.W.A. estão entre os indicados para entrar no Hall da Fama do Rock, anunciados nesta quinta-feira. Sting e o falecido Lou Reed também estão entre os candidatos. Suas influentes bandas originais - The Police e The Velvet Undergroud - já estão nesse seleto clube de lendas da música em Cleveland, Oklahoma.
Os indicados serão submetidos ao julgamento de 700 especialistas, que vão selecionar cinco artistas para entrar no salão no próximo ano. Os fãs também desempenham um pequeno papel, pois poderão votar em seus favoritos entre os candidatos no dia 9 de dezembro. "O rock n'roll incorpora aspectos de diferentes estilos musicais e isso é o que faz que este grupo de artistas seja tão poderoso e único", disse Joel Peresman, presidente e CEO da 'Rock and Roll Hall of Fame Foundation'.
Os alemães do Kraftwerk foram os pioneiros da música eletrônica nos anos 70 ao se "desumanizarem" com canções como "We Are the Robots" (Nós somos os robôs) e "The Man-Machine" (O homem-máquina).Os britânicos do The Smiths, que atuaram juntos por cinco anos - até 1987 -, conquistaram um grande número de fãs com as letras de Morrisey e a guitarra "pós-punk" de Johnny Marr.
O N.W.A. surpreendeu a muitos no final dos anos 80 com suas letras polêmicas sobre a vida nas ruas, como "Fuck The Police". O mítico guitarrista de blues, Stevie Ray Vaughan, que teve sua carreira abreviada em 1990 por um acidente aéreo, também foi nomeado junto ao quarteto feminino The Marvelettes, que interpretou em 1961 o clássico "Please Mr. Postman". "Clássicos recentes" também fazem parte do grupo de candidatos, como Green Day e Nice Inch Nails. Para ser indicado, o artista precisa ter lançado seu primeiro single ou álbum há pelo menos 25 anos.