A viola nunca foi uma desconhecida para Gabriel Sater, cantor e instrumentista, filho do músico Almir Sater. O jovem artista conta, entretanto, que só resolveu dedicar-se àquele instrumento que via nas mãos do pai desde a infância quando deu vida a Viramundo, um menestrel apaixonado na novela 'Meu pedacinho de chão' (Globo). "Não sei como explicar por que não tocava viola antes mas, agora que a descobri de fato, não fico um dia sem", ele afirma. Os talentos do paulistano de 32 anos integram a programação do Festival Viola Brasil, série de shows dedicados ao instrumento que ocupa o palco do Teatro Alterosa entre os dias 1º e 4 de outubro. Gabriel se apresenta na próxima quinta-feira, 2.
As habilidades de Sater à viola são ponto de partida para o show 'Viramundo', batizado em homenagem a seu personagem na trama de Benedito Ruy Barbosa. O espetáculo que ele lança em Belo Horizonte tem repertório e conceito diferentes do que acompanha 'Indomável', seu recém-lançado terceiro álbum de estúdio. As raízes musicais de ambas as apresentações, porém, se intercalaram desde a composição do disco. "O CD traz uma música que eu compus especialmente para a novela, 'Cabelo de fogo', que gravei com viola", exemplifica o artista. 'Boca do mato', que o autor apresenta como uma "catira mineira", é outro exemplo de presença do instrumento nas gravações. O concerto dedicado a 'Indomável' passou por BH na turnê de lançamento do trabalho, em agosto.
saiba mais
Saulo Laranjeira grava o DVD 'Assunta Brasil' com show no Palácio das Artes
Arthur Moreira Lima prepara a 500ª apresentação do projeto 'Um piano na estrada'
Renato Motha lança o disco 'Menino de barro'
Alice Caymmi regrava de Caetano a MC Marcinho em segundo álbum e avisa: ''esse disco é sem noção''
'Coração de cowboy' aposta no 'cinema sertanejo', com trama voltada para o interior do Brasil
Festival Viola Brasil
De 1º a 4 de outubro no Teatro Alterosa (Av. Assis Chateaubriand, 499, Floresta), sempre às 20h. Quarta-feira, 1º, Chico Lobo; quinta-feira, 2, Gabriel Satter; sexta-feira, 3, Pereira da Viola; sábado, 4, Roberto Corrêa. Ingressos a R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada).
Confira o trabalho de Gabriel Sater em 'Cabelo de fogo', do álbum 'Indomável':