Musica

Três Pontas promove a quinta edição do Festival Música do Mundo

Evento conta com variada programação artística que vai de quinta-feira até domingo

Ana Clara Brant

A banda carioca Blues Etílicos é uma das principais atrações da festa. O show será sábado à noite
O Festival Música do Mundo está se consolidando como um dos eventos mais tradicionais do Sul de Minas e em sua 5ª edição, deest quinta até domingo, em Três Pontas, traz uma novidade: pela primeira vez será totalmente gratuito. “Era uma ideia que a gente sempre alimentou e uma parte dos shows era num espaço afastado e pago. Agora, o festival vai ocupar mais a cidade, será mais acolhedor. Nossa intenção é fazer com que o público ande de um lugar para o outro, porque o espaço de deslocamento de uma atividade para outra será bem menor”, explica Maria Dolores, da Marolo Produções.


O palco, erguido na Praça do Centenário, vai abrigar bandas selecionadas entre inscritos de todo o Brasil, além de shows dos grupos Blues Etílicos, Nenhum de Nós, Ark2 e O Bando, além de um tributo ao Clube da Esquina com participação de Telo Borges e Ânima Minas. Também não vão faltar atrações tradicionais do festival, como a Serenata dos Tiso, realizada no cemitério de Três Pontas; as fanfarras na rua, saraus, as intervenções durante a programação, o folclore e a feira de artesanato, sem falar na retomada do cinema, com a exibição de quatro filmes e um bate-papo com os diretores.

Como parte das ações educativas, o Festival Música do Mundo lançou a campanha “Acontece o que a gente tece”, que convida a comunidade a tecer varais de fita que serão usados na cenografia do evento e na decoração da própria cidade, para receber artistas e visitantes. Por isso, Três Pontas já está repleta de varais, como destaca Dolores. “Além deste trabalho que fizemos com as escolas, a população está produzindo os seus varais e cada um está enfeitando à sua maneira. Claro que não pode faltar a fita, que é o objeto principal, mas as pessoas usam sua história na hora de abusar da criatividade. Temos varais com CDs, broches... A cidade já está toda colorida”, celebra.

A organizadora do festival ressalta como o Música do Mundo vem crescendo ao longo dos anos e que a cada edição vem conquistando mais adeptos. “O público fiel sempre está presente. Gente não só de Minas, mas de Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, e ele também está se tornando conhecido em outras regiões. As pessoas estão buscando algo diferente, e isso elas conseguem aqui no nosso festival”, assegura.
 
PROGRAMAÇÃO


QUINTA-FEIRA
» 9h – “Acontece o que a gente tece”– mutirão para decoração da Praça do Centenário

» 9h – Abertura da exposição dos trabalhos da Ação Educativa, na Biblioteca Municipal

» 13h – “Acontece o que a gente tece”, na Praça Presidente Vargas

» 14h às 17h–Workshop de Formatação de Projetos Culturais e Captação de recursos, no CCAA

» 19h – Sarau "Noite chegou outra vez", na Casa da Cultura Alfredo Benassi


SEXTA-FEIRA
» 9h–Mostra de curtas e bate-papo, no Centro Cultural Milton Nascimento, sendo:

» 9h Exibição dos filmes e bate-papo comos diretores: Até onde, de Bruno Cucio e Vincius Toro; Visite decorado, de Marcella Sneider e Keren Almeida; e Pablo, de Vinicius Soares e Caio Gonçalves

» 14h – Exibição do filme Remoção, de Luiz Antonio Pilar e Anderson Quack, seguida de bate-papo

» Bate-papo comas graduandas em arquitetura e urbanismo Raíssa Dias (PUC Poços) e Giovana Scalioni (Unis–MG), mediação de Isabela Morais.

» 15h30 – Banda da Apae de Três Pontas, na Praça na Presidente Vargas

» 16h – Fanfarra Djalma Tiso, saindo da Praça da Fonte até a Praça Presidente Vargas

» 14h – Feira de Artesanato, na Praça do Centenário

» 19h – Pintura artística em pele com a artista Caroline Brasileiro Schiavon

» 19h – Shows de Quarteta (RJ), Sambazz (SP) e Norma Duarte (MG). Mambembrincantes (DF), Rita (MG) e Tributo ao Clube da Esquina, comTelo Borges e Ânima Minas.


SÁBADO
» 10h – Feira de Artesanato, na Praça do Centenário

» 13h – FreeWalking Tour, da Praça Cônego Victor à Praça Presidente Vargas

» 16h – Coral Trenzinho Caipira, na Praça Presidente Vargas

» 16h30 – Corporação Musical Luíz Antônio Ribeiro (Banda Marcial), saindo da Praça da Igreja (Praça Cônego Victor) e chegando na Presidente Vargas

» 16h45 – Intervenção de dança contemporânea Mädchen, comPaula Sousa,  Caroline Zitto e Natacha Takahashi, na Praça Presidente Vargas

» 18h – Serenata dos Tiso, no cemitério municipal

» 18h – Pintura artística em pele com a artista Caroline Brasileiro Schiavon

» 19h – Shows de Seu Nadir (MG), O Bando %2b Ark2 (MG), Blues Etílicos (RJ) e Nenhum de Nós (RS)

» 20h – Intervenção de dança contemporânea Mädchen, na Praça do Centenário

» 21h – Apresentação de O clown, na Praça do Centenário


DOMINGO
» Das 13h às 18h – Programação do movimento Juventude Que Levanta e Ousa, com festival de poesias, troca de livros, ciranda educativa, dança, grafite e minicompetição de skate, na Praça do Centenário.