Musica

Toquinho é primeiro nome confirmado entre atrações da Virada Cultural de BH

Músico paulista se apresenta com a Orquestra Sinfônica Arte Viva no Parque Municipal

Bossuet Alvim

Vasto repertório do parceiro de Vinicius de Moraes será somado ao trabalho da orquestra paulista
Vasto repertório do parceiro de Vinicius de Moraes será somado ao trabalho da orquestra paulista
O paulistano Toquinho é o primeiro artista confirmado na lista de atrações da próxima Virada Cultural de BH, que acontece nos próximos dias 30 e 31. No ano em que completa cinco décadas de carreira, o artista se apresentária no Parque Municipal como convidado da Orquestra Arte Viva, também de São Paulo.

 

Violonista virtuoso desde os anos 1960, o músico consagrou-se como compositor e intérprete ao lado de Vinicius de Moraes, em parceria nos palcos que durou 11 anos, rendeu cerca de 25 discos e vários sucessos da música nacional na década de 1970. O último trabalho de inéditas, 'Quem viver verá' (2011), trouxe participações de Zeca Pagodinho, Ivete Sangalo e a gravação de uma faixa originalmente escrita por Vinicius, 'Romeu e Julieta'.

 

A vasta obra do artista deve temperar o repertório da apresentação ao lado da Orquestra Sinfônica Arte Viva. O grupo paulista trabalhou com Toquinho em espetáculos que renderam tributos a Villa Lobos e Vinicius de Moraes, além da colaboração no concerto Gala Brasil, no Uruguai, que também incluiu o Zimbo Trio.

Primeira edição da Virada levou programação a mais de 50 espaços de BH em 2013
Primeira edição da Virada levou programação a mais de 50 espaços de BH em 2013
Virada de BH

A segunda edição da Virada Cultural de BH pretende abrir espaço para a produção local, mas promete participações de artistas renomados em todo o país. Música, dança, teatro, artes visuais e intervenções urbanas formam a programação, que acontece das 19h de 30 de agosto até o mesmo horário  do dia seguinte. Em 2013, a edição de estreia do evento espalhou atividades por mais de 50 espaços na capital,  o que deve se repetir neste ano.

 

Todas as atrações oficiais da Virada têm entrada franca, mas a programação de parceiros associados à iniciativa da PBH, como museus e teatros, está sujeita à cobrança de ingressos a preços populares. A lista de atrações foi composta a partir de seleção da Fundação Municipal de Cultura, além de convidados e projetos aprovados pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura.