O paulistano Toquinho é o primeiro artista confirmado na lista de atrações da próxima Virada Cultural de BH, que acontece nos próximos dias 30 e 31. No ano em que completa cinco décadas de carreira, o artista se apresentária no Parque Municipal como convidado da Orquestra Arte Viva, também de São Paulo.
Violonista virtuoso desde os anos 1960, o músico consagrou-se como compositor e intérprete ao lado de Vinicius de Moraes, em parceria nos palcos que durou 11 anos, rendeu cerca de 25 discos e vários sucessos da música nacional na década de 1970. O último trabalho de inéditas, 'Quem viver verá' (2011), trouxe participações de Zeca Pagodinho, Ivete Sangalo e a gravação de uma faixa originalmente escrita por Vinicius, 'Romeu e Julieta'.
A vasta obra do artista deve temperar o repertório da apresentação ao lado da Orquestra Sinfônica Arte Viva. O grupo paulista trabalhou com Toquinho em espetáculos que renderam tributos a Villa Lobos e Vinicius de Moraes, além da colaboração no concerto Gala Brasil, no Uruguai, que também incluiu o Zimbo Trio.
Virada de BH
A segunda edição da Virada Cultural de BH pretende abrir espaço para a produção local, mas promete participações de artistas renomados em todo o país. Música, dança, teatro, artes visuais e intervenções urbanas formam a programação, que acontece das 19h de 30 de agosto até o mesmo horário do dia seguinte. Em 2013, a edição de estreia do evento espalhou atividades por mais de 50 espaços na capital, o que deve se repetir neste ano.
Todas as atrações oficiais da Virada têm entrada franca, mas a programação de parceiros associados à iniciativa da PBH, como museus e teatros, está sujeita à cobrança de ingressos a preços populares. A lista de atrações foi composta a partir de seleção da Fundação Municipal de Cultura, além de convidados e projetos aprovados pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura.