Na Bíblia, a flor-de-lis ornamentava o Templo de Salomão. Veio dela o nome que Francisco dos Santos escolheu para batizar a filha, a pastora e cantora evangélica Flordelis, uma dos principais nomes do mercado gospel brasileiro. A carioca de Jacarezinho acaba de lançar o primeiro disco ao vivo. 'A volta por cima' (MK Music) reflete bem o atual momento de sua vida: Simone de Lis, um de seus 55 filhos (quatro biológicos), curou-se de um câncer raro. A faixa-título do CD não poderia ser mais profética.
saiba mais
Ela conta que foi inesquecível a experiência de gravar ao vivo no templo onde funciona a igreja Ministério Flordelis, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, com capacidade para 1,5 mil pessoas. “O estúdio é mais frio. Você gravar com a presença do público, com calor humano, é muito especial. Estava tudo muito lindo, deu para sentir mais a presença de Deus”, afirma.
As 10 faixas trazem algum recado e, principalmente, expressam o dom que Flordelis carrega desde menina: divulgar palavras de estímulo à restauração, renovação e superação. Ela conta que a igreja que leva seu nome foi criada em meados dos anos 1990, quando sua mãe, Calmozina Motta, iniciou um culto de oração dentro de casa. Com o tempo, ele passou a ser realizado em um pequeno salão com capacidade para 60 pessoas.
“Nessa época, comecei a participar já como missionária Flordelis e cantava. A igreja foi crescendo e agora temos o templo do Ministério Flordelis aqui em São Gonçalo”, explica. Ela é casada com o pastor Anderson do Carmo, presidente da Comunidade Evangélica Ministério Flordelis.
A artista e pastora já ganhou dois discos de ouro. Apesar da pirataria e da internet, ela acredita que muita gente ainda prefere o CD físico. “A gente tem que trabalhar muito, não basta só gravar. Vender disco, hoje em dia, é bem complicado, mas tenho sido fiel em tudo na minha vida. Com a equipe que tenho, tudo vai dar certo”, conclui.
Boa parte dos 55 filhos de Flordelis veio das ruas, deixou o tráfico de drogas. A cantora admite: não é fácil cuidar de tanta gente, mas o prazer de ser mãe compensa. “A gente tem que aprender a conciliar o tempo entre eles, o marido e a igreja. A maioria das pessoas se espanta ao saber que tenho 55 filhos, o mais velho com 40 anos. Paramos por aqui, não vou mais engravidar ou adotar. Nossa família é abençoada”, assegura.
Ouça 'A volta por cima', de Flordelis:
A história da carioca foi parar no cinema. O filme 'Flordelis – basta uma palavra para mudar' (2009) reuniu elenco de estrelas globais, com Cauã Reymond, Reynaldo Gianecchini, Letícia Sabatella, Débora Secco, Letícia Spiller e Fernanda Lima, entre outros.
“Tudo começou quando fui convidada para ir ao programa da Xuxa. Muitas pessoas do meio artístico se encantaram com a minha trajetória. Nunca pedi nada, jamais quis aparecer por ter mais de 50 filhos. Gianecchini, Elba Ramalho e Fernanda Lima me procuraram e até hoje tenho uma relação muito próxima deles. Oro por eles. Independentemente de religião, a gente tem de tentar ajudar e se aproximar do outro”, afirma.