O lançamento de 'La la la (Brazil 2014)' nesta quinta-feira, 22, levantou comparações inevitáveis entre o vídeo de Shakira com aquele produzido para 'We are one' — a faixa oficial da Copa do Mundo —, mas também expôs a colombiana a uma grave acusação. O artista francês Yoann Lemoine comparou a fotografia e outros aspectos do novo clipe ao vídeo que lançou para a faixa 'Iron', em 2011.
Confira o clipe de 'Iron', lançado por Woodkid em 2011:
"Eu poderia apenas sorrir e me sentir de alguma maneira lisonjeado se isso fosse realmente um vídeo da Shakira, e não um comercial para uma multinacional como a Danone", escreveu o músico e vídeoartista em sua página oficial no Facebook. Lemoine, que já dirigiu clipes para Katy Perry, Taylor Swift, Lana del Rey e outras estrelas renomadas, criou o vídeo de 'Iron' para promover seu primeiro EP como cantor. Nos palcos, o artista apresenta-se como Woodkid.
Yoann já trabalhou com o cineasta Luc Besson e dividiu projetos visuais com Sofia Coppola durante o desenvolvimento do longa 'Maria Antonieta' (2006). No Festival de Propaganda de Cannes, foi consagrado com 5 leões pela direção de uma campanha de conscientização sobre Aids em 2010. Também já foi indicado seis vezes ao VMA, da MTV norte-americana, por clipes de artistas como Rihanna e Drake.
Assista o vídeo de Shakira com Carlinhos Brown para 'La la la (Brazil 2014)':
O vídeo de Shakira tem direção assinada por Anthony Mandler, outro colaborador recorrente de artistas norte-americanos. A divulgação do clipe está associada ao programa World Food Programme, que combate a desnutrição infantil, e conta com apoio da Danone, multinacional do ramo de alimentos que também usou a canção — e a artista — em propaganda recente para uma marca de iogurte. A cantora e a empresa ainda não se manifestaram sobre a alegação de Yoann.