"Perder uma joia como esta, que comparo com as obras de Michelangelo e Da Vinci, porque têm a mesma idade, foi uma grande humilhação. Chorei por semanas", disse seu legítimo proprietário, que pediu anonimato, ao Journal de Montreal, que revelou a história nesta quinta-feira.
O valor atual dos dois violinos é desconhecido, mas o seu proprietário tinha pago US$ 40.000 por um e 16.000 pelo outro. Um dos instrumentos guarda a menção "Antonio Stradivarius 1685", referindo-se ao famoso 'luthier' italiano e, possivelmente, à data de sua fabricação.
Os Stradivarius valem milhões de dólares, enquanto os melhores violinos fabricados atualmente não passam de US$ 50.000. Depois de anos sem indícios, foi possível seguir a pista do suspeito do roubo com informações fornecidas à polícia anonimamente, quando o bandido estava prestes a vender os instrumentos. "A pessoa procurava alguém para avaliar violinos", indicou Gauthier. "É a primeira vez que encontramos violinos com este valor em Quebec", disse o oficial.