Em janeiro, Ke$ha assumiu a primeira colocação do ranking da Billboard, com 'Timber', gravada em parceria com o rapper Pitbull, e desbancou Rihanna e Eminem, que emplacaram 'Monster' em dezembro de 2013. Ironicamente, o hit da controversa cantora norte-americana foi recusado há pouco pela própria Rihanna, primeira opção dos produtores. Além de encabeçar as paradas, o clipe gravado por Ke$ha foi assistido por mais de 55 milhões de pessoas no Youtube.
Desta vez, Rihanna se deu mal. Porém, em outras oportunidades, a cantora faturou alto com uma canção negada. Em 2012, quando Nicole Scherzinger esteva ocupada demais para escutar a demo de 'We found love', produzida pelo DJ Calvin Harris, a cantora de Barbados aproveitou a chance e gravou a música — um dos maiores hits de 2013.
A dança das cadeiras que precede gravações no âmbito pop é mais comum do que aparenta. Segundo o professor de música da Universidade de Brasília (UnB), Vadim Arsky Filho, a evolução artística e a personalidade dos cantores costumam influenciar as decisões. “Às vezes, o cantor rejeita uma faixa pela própria personalidade, acha que determinada letra ou melodia não se adequa a sua voz. Música tem tudo a ver com a afinidade de quem canta. Se o artista não tem ‘tesão’, acha que não vai cantar bem, recusa”, comentou.
Confira os hits que fizeram sucesso com outros cantores
'Telephone' - Lady Gaga
Em 2008, Gaga escreveu Telephone para que Spears a incluísse no álbum Circus. No entanto, a controversa Princesa do Pop negou a oferta. Em seguida, Gaga convidou Beyoncé. A faixa foi um dos maiores sucessos do EP The fame monster.
'Disturbia' - Rihanna
Enquanto ainda namoravam, Chris Brown emplacou um dos maiors hits de Rihanna, meio sem querer. Em 2009, o cantor colocaria Disturbia no disco Exclusive. No entanto, decidiu incluir a faixa Forever e descartou a primeira opção. A diva a gravou no disco Good girl gone bad. Rapidamente, a canção assumiu o topo das paradas.
'Rock your body' - Justin Timberlake
Enquanto trabalhava seu último disco, Invencible, Michael Jackson descartou Rock your body e outras canções que viriam a ser gravadas por Justin Timberlake, no disco de estreia da carreira solo, Justified (2002). Dois anos depois, Timberlake faturou Grammy de Melhor álbum de música pop.
'Umbrella' - Rihanna
Mesmo em momento conturbado na carreira, Britney Spears rejeitou Umbrella, sem pestanejar. Em 2007, Rihanna a colocou junto com Disturbia, outra composição gravada após negativas de outros artistas, em Good girl gone bad. Em 2008, o título rendeu um Grammy.
'S.O.S' - Rihanna
Esta talvez tenha sido a primeira vez que Rihanna aproveitou-se dos descartes alheios para emplacar um sucesso. S.O.S. encabeçou seu segundo disco, A girl like me, após Christina Milian ter dito “não” à oferta, em 2006. A canção liderou o topo das paradas por semanas consecutivas, no ano de seu lançamento.
'Don’t cha' - The Pussycat Dolls
A primeira candidata a gravar o sucesso Don’t cha era Paris Hilton. Porém, o misto de socialite e cantora negou a canção. Em 2005, a girl band Pussycat Dolls gravou a faixa no primeiro disco da carreira, PSD. O resultado foi um troféu da Billboard.
'Holiday' - Madonna
Até mesmo a Rainha do Pop já gravou canções outrora deixadas de lado. Em 1983, Holiday tornou-se um dos primeiros singles de Madonna a alcançar a primeira colocação de listas Top 10, após passar pelas mãos de Phyllis Hyman e, depois, de Marry Wilson.
'Friends in low places' - Garth Brooks
Gareth Brooks gravou Friends in low places para o ábum Too cold at home, apenas um mês antes de Mark Chesnutt lançá-la no disco No fences, em 1990. A composição só emplacou mesmo na voz de Chesnutt, que no começo da década de 1990 dispunha mais dos holofotes do que Brooks.
'Since u been gone' - Kelly Clarkson
A música Since u been gone recebeu dois “nãos” antes de tornar-se um hit na voz de Kelly Clarkson. Inicialmente, a canção foi oferecida à Pink e, depois, à Hillary Duff. Em 2004, a faixa compôs o disco debutante de Clarkson, Breakway, e, em pouco tempo, rendeu mais de dois milhões de vendas digitais.
'Gold digger' - Kanye West
Um dos maiores hits de Kanye West poderia ter sido gravado por Shawnna. Após a negativa da rapper norte-americana, Weste reescreveu parte da música, para adequá-la a um cantor do sexo masculino, e a colocou no disco Late registration, gravado em 2005.
'Nothin’ on you' - B.o.B
B.o.B e Bruno Marz deram voz à Nothin’ on you apenas após o rapper estadunidense Lupe Fiasco negar a oferta. Em 2010, a composição emplacou no álbum de estréia de B.o.B, The adventures of Bobby Ray. Impulsionado pela faixa, o disco ficou entre os três maiores sucessos hip-hop daquele ano.
'...Baby one more time' - Britney Spears
Uma das canções mais emblemáticas de Britney Spears poderia ser uma faixa do disco Fan mail, do trio TLC. No entanto, o grupo rejeitou e a canção emplacou o primeiro disco de Britney, homônimo à canção, em 1999. Sem a música, será que a prince do pop teria alcançado a fama?
'How will I know' - Whitney Houston
Uma fita demo com How will I know foi entregue à equipe de Janet Jackson, que recusou a proposta. Whitney Houston recebeu a oferta com mais carinho e emplacou o hit no disco de estreia da cantora, Whitney Houston, em 1985. Rapidamente, alcançou o topo das paradas.
'I’m a slave 4 you' - Britiney Spears
Uma das músicas mais provocativas de Britney Spears poderia ter sido gravada por Janet Jackson, com perfil completamente diferente. Após a irmã de Michael Jackson recusar a canção, a princesa do pop a colocou em Britney, albúm de 2001. Em pouco tempo, tornou-se sucesso - inclusive, rendeu uma apresentação emblemática no VMA, quando Britney dançou com uma cobra no palco, no ano de lançamento.
'Thinkin bout you' - Bridget Kelly
O cantor norte-americano Frank Ocean lançou uma demo de Thinkin bout you em uma rede social, em 2011, antes de registrá-la no disco de estreia Channel Orange, do ano seguinte. Bridget Kelly adorou e gravou outra versão da mesma música, mudando o nome para Thinking about forever, que emplacou como hit no EP Every Girl.
'Let’s get loud' - Jennifer Lopez
Originalmente, a canção Let’s get loud foi escrita para Gloria Estefan, que recusou a proposta. Jennifer Lopez gravou a canção no disco On the 6, em 1999. A música ajudou Lopez a subir alguns degraus na escada da fama. Em apenas uma semana, o álbum vendeu mais de 100 mil cópias.