O documentário, regado a muitos clipes, tem direção de Pedro Serra, cabendo ao baterista Bacalhau o privilégio de registrar tudo com sua câmera digital, posteriormente substituída por uma de tecnologia HD. Trata-se do segundo DVD da banda, que, anteriormente, também gravou no formato na série 'MTV apresenta'. Produzido no esquema de crowdfunding (financiamento coletivo), o novo DVD da banda carioca capta turnês feitas pela banda de 2007 a 2013, incluindo a participação no mais recente Rock in Rio.
“Durante as passagens de som e shows eu pedia a alguém para filmar”, relata Bacalhau, ele mesmo responsável pelas imagens dos passeios da banda mundo afora, nos quais eram praticamente obrigatórias as idas a lojas de discos. Imagens de shows, camarins, estradas, lojas de discos, estúdios de gravação e de rádios integram o documentário, registrado da Inglaterra ao Brasil, passando por Espanha, França, Portugal, Suíça, Argentina, Holanda, Chile, Itália, Bélgica, Peru, Uruguai, Áustria e Alemanha.
“O DVD veio para as comemorações dos 15 anos da banda, incluindo parte do repertório do CD 'Música crocante”, afirma o baterista Bacalhau, lembrando que o mais recente disco também foi lançado em vinil, incluindo o formato picture disc, que tem imagens impressas no próprio disco. Ele lembra ainda que o novo DVD chega para jogar por terra o (falso) mito de que não se faz rock’n’roll em português.
“Somos do Brasil, o país do rock’n’roll”, anunciam na abertura de uma das apresentações, nas quais sempre cantaram em português – há também as composições originalmente feitas em inglês. 'Abstrai', 'Tudo bem', 'Verdugo', 'Verdade absoluta', 'Domina' (gravado em Fernando de Noronha), 'Máquina' e 'Lugar errado' são alguns do clipes de 'Autoramas internacional'.
AGENDA CHEIA
Gabriel Thomaz (guitarra e vocais), Simone (baixo) e Bacalhau (bateria) integram a banda, adepta do que eles mesmo gostam de chamar de “rock para dançar”, que mistura surf music dos anos 1960 com a new wave dos 1980, além de influências do rockabilly, Jovem Guarda e punk rock. Nas turnês internacionais, que se tornaram uma constante na trajetória do grupo, eles se apresentaram desde pequenos clubes (200 lugares) até bares maiores (600 a 800 lugares), além de passar por festivais, como o Primaver Sound, de Barcelona (Espanha), com direito a cinco palcos.
Com agenda de compromissos no Brasil lotada este mês, o Autoramas vai se apresentar em São Paulo e, na sequência, no Circo Voador, no Rio, em 23 de março. No mesmo mês, a banda se apresentará no Vive Latino, maior festival ibero-americano, realizado no México. Trata-se da primeira formação brasileira de rock convidada para o evento. Já em abril, será a vez do Abril Pró-Rock receber o Autoramas acompanhado de Renato Barros, do Renato e Seus Blue Caps.
Autoramas lança DVD para celebrar 15 anos de estrada
Novo material tem registro de turnês nacionais e internacionais de 2007 até o ano passado, incluindo a apresentação no Rock in Rio 2013
Atração confirmada do Abril Pró-Rock 2014, no Recife, ao lado de um mito vivo do rock brasileiro – Renato Barros, o guitarrista que batiza o grupo Renato e Seus Blue Caps, com os irmãos Paulo César e Edson (Ed Wilson) –, depois do CD 'Música crocante o Autoramas' manda para as lojas o DVD 'Autoramas internacional'. O CD registra cerca de sete anos de turnês, com direito a passagens por cidades da Europa e da América do Sul, incluindo o Brasil.