A banda francesa Daft Punk, grande vencedora dos prêmios Grammy deste domingo, tem um faro aguçado para o marketing que permitiu à dupla tornar-se um fenômeno mundial sem mostrar o rosto e leva em frente há mais de 20 anos a arte de misturar música pop e eletrônica.
O nome da dupla retoma a expressão usada por uma prestigiosa revista inglesa especializada em música para comentar o primeiro trabalho de sua banda anterior, Darlin': "punk tonto". Três anos depois, graças a hits como "Da Funk/Rollin" e "Sratchin", as portas das boates europeias se abriram.
saiba mais
-
Daft Punk e rappers Macklemore e Lewis vencem Grammy
-
Lana Del Rey regrava 'Once upon a dream', de 'Bela adormecida', para a 'Malévola' de Angelina Jolie
-
Justin Bieber tem salvação?
-
Programa transforma aparência de cantora em clipe de música
-
Calvin Harris solta a voz em nova canção: ouça 'Summer', aposta para hit no verão da Europa
-
Parceria entre Daft Punk e Jay Z é divulgada na internet; ouca a faixa 'Computerized'
-
'Quem será o Daft Punk?': tumblr ironiza identidade quase-secreta do duo francês
-
Morre o cantor e compositor folk americano Pete Seeger
Ao lado da dupla de house Cassius e da banda Air, o Daft Punk se tornou uma referência do "toque francês", como são chamados os álbuns de música eletrônica francesa que seduzem os anglo-saxões.
Em 1997, a dupla lançou seu primeiro álbum, "Homework", com muitas influências do house e do tecno. O disco inclui seu primeiro grande sucesso, "Around the World", que os catapultou para as pistas de dança de todo o mundo. Cinco anos mais tarde, seu segundo álbum, "Discovery", faz uma volta às músicas da década de 1980, ao pop e ao disco. O sucesso foi imediato e enorme. O disco transforma a cena musical do início dos anos 2000 e o estilo é muito imitado.
"Human After All", terceiro trabalho da dupla, lançado em 2005, trouxe um lado mais sombrio, e foi um fracasso comercial.
Fantasias
Capacetes de robô Desde o início os dois franceses fizeram do marketing um componente integrado a seu processo criativo, com uma ideia muito simples: manter o mistério.
Hoje consagrados como grandes estrelas, aproveitam ainda mais dessa ideia genial, que os permite seguir levando uma vida normal. Para "Random Access Memories", lançado em maio de 2013, os franceses levaram ao extremo sua estratégia de marketing, criando um verdadeiro frisson em torno de seu lançamento.
O álbum apareceu regularmente entre os três melhores do ano segundo críticos de todo o mundo, da Inrockuptibles, na França, à revista Rolling Stones, dos Estados Unidos.
A faixa "Get Lucky", em parceria com Pharrell Williams, foi o maior sucesso de 2013. Além disso, o álbum vendeu mais de 3 milhões de exemplares em todo o mundo.
Ouça o hit 'Get lucky':