Musica

Duo Qattus usa e abusa de elementos lúdicos em seus concertos

Percussionista e violoncelista se apresentam para o Verão Arte Contemporânea, neste sábado

Ailton Magioli

Um concerto de caráter lúdico com direito a cenas teatrais, textos que remetem a brincadeiras infantis e exibição de vídeos especialmente criados para a ocasião. Assim o percussionista Fernando Rocha, que se juntou à violoncelista americana Elise Pittenger para formar o Duo Qattus, define a apresentação da dupla a convite do Verão Arte Contemporânea (VAC).


O professor da Escola de Música da UFMG e a violoncelista da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais vão mostrar repertório inédito. A dupla se conhece desde 2006 e tocou em diversas ocasiões. Formado em 2010, o duo se dedica à música contemporânea. A primeira dificuldade foi encontrar repertório, visto que até então a única peça brasileira escrita para percussão e violoncelo era 'Vattanan', do compositor Roberto Victorio.


Feita sob encomenda, 'Intersections', do português João Pedro Oliveira, professor da UFMG, inaugurou o repertório do Qattus, que ganhou Corisco de Sérgio Rodrigo e 'Dell’s action' do norte-americano Douglas Doyce, além de 'Sohan' do próprio Roberto Victorio.

Segundo Elise Pittenger, por se tratar de músico com ouvidos abertos para o novo, Fernando dá muita liberdade a ela. “Há interação entre a gente. Chegamos a brincar em cena”, relata a violoncelista. Detalhe: em uma das peças, o casal se vale apenas de instrumentos de brinquedo. Teatro, eletrônica e improvisação são alguns dos recursos usados pelo Qattus.

DUO QATTUS
Fundação de Educação Artística. Rua Gonçalves Dias, 320, Funcionários, (31) 3226-6866. Sábado, às 20h, e domingo, às 11h. Ingressos: R$ 16 (inteira) e R$ 8 (meia).