Meninas de Sinhá ganha registro de show e tem história contada em documentário

Gravação de DVD do grupo acontece no próximo domingo, no Teatro Oi Futuro Klauss Vianna, em BH

por Ailton Magioli 03/01/2014 10:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Facebook/Reprodução
Show que as Meninas de Sinhá fazem domingo integrará o primeiro DVD do grupo (foto: Facebook/Reprodução)
Era o que faltava para as Meninas de Sinhá entrarem, definitivamente, na memória popular. “Temos a voz (dois discos) mas não temos a imagem”, afirma a coordenadora do grupo, Valdete da Silva Cordeiro, de 74 anos. Ela vai reunir as cantoras da terceira idade para a gravação do primeiro DVD, 'Daqui do Alto', domingo à noite, no Teatro Oi Futuro Klauss Vianna. A diretora Raquel Alvarez ressalta que não será simplesmente um DVD: “Chegamos à conclusão de que o ideal seria fazer um documentário sobre o grupo, que incluirá o registro do show ao vivo feito neste domingo.”


Além de tomadas no Alto Vera Cruz, comunidade da Regional Leste na qual elas se juntaram para formar o grupo, Raquel Alvarez gravou cenas na feira de flores do Colégio Arnaldo (em Santa Efigênia), no Hospital da Baleia e na Praça 7 (no Centro), onde as Meninas de Sinhá receberam como convidado o rapper Flávio Renegado, também nascido e criado no Alto Vera Cruz. A cantora Gal do Vale e o brincante Roque Antonio Soares, o Roquinho, são os outros convidados.

Da descoberta da liderança comunitária de dona Valdete, no centro cultural do bairro, à revelação do grupo de cantoras, em 1996, o DVD vai registrar a trajetória vitoriosa das Meninas de Sinhá, que têm dois discos com repertório de cantigas de roda e cirandas, tradicionais e autorais. Criado em meados da década de 1990, já em 2007 o grupo lançava o primeiro CD, 'Tá caindo fulô', seguido de 'Na roda da vida', de 2011.

“A ideia do DVD é ótima, pois as pessoas poderão ver a emoção que estamos sentindo ao cantar”, afirma Bernardina de Sena, dona Ceninha, de 67 anos. “Agora, eles conhecerão as donas das vozes”, acrescenta a cantora, salientando que o som é diferente da imagem, esta, na opinião dela, a “alma do negócio”. “Com a imagem fica bem mais expressivo”, diz dona Ceninha, lembrando que, a partir de agora, será mais fácil distinguir cada uma das “Meninas”.

O filme visita a casa de algumas integrantes do grupo, sempre sob o comando de dona Valdete. E passeia por espaços como o Centro Cultural do Alto Vera Cruz, onde a cantora foi descoberta como liderança popular, culminando com o show gravado domingo.

Sob patrocínio da Fiat, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, o show de gravação do documentário, intitulado 'Daqui do Alto', vai contar com a participação de convidados como Andinho Silva (violão e cavaquinho), Felipe Cordeiro (percussão) e Juliana Pautilla (rabeca), além de Carlinhos Ferreira (direção musical).

O trabalho, na opinião da diretora Raquel Alvarez, contribuirá também para valorizar projetos sócioculturais como o grupo Meninas de Sinhá, por meio do qual mulheres em situação de vulnerabilidade social encontraram na música e na dança fonte de novas energias.

 

Netinhas de sinhá

 

Originalmente surgido com o nome de As Doninhas, o Meninas de Sinhá também foi chamado de Lar Feliz. Precursora do grupo, dona Valdete conta que o DVD vai relembrar como tudo começou e avisa que os figurinos (coloridos) do show de lançamento do segundo CD serão usados para as filmagens no domingo, além de muitos colares e da produção dos cabelos das cerca de 30 integrantes (inicialmente eram 50). Fruto do trabalho empolgante das cantoras, as Netinhas de Sinhá formam o grupo de descendentes diretas das vovós-meninas, que também encontraram nas cantigas de roda e nas cirandas motivo de sobra para celebrar a vida.

 

MENINAS DE SINHÁ – AQUI DO ALTO


Show de gravação do primeiro DVD do grupo, domingo, às 18h. Teatro Oi Futuro Klauss Vianna, Avenida Afonso Pena, 4.001, Mangabeiras. Entrada franca (distribuição de ingressos na portaria, sujeita à lotação do espaço). Classificação livre. Informações: (31) 3229-3131. 

MAIS SOBRE MÚSICA