Dominguinhos: herdeiro musical de Gonzagão deixa legado inestimável para música popular

Artista inspirado e propagador das tradições regionais, músico é dono de gravações e composições que contam a evolução da cultura nordestina no repertório nacional

por Fernanda Machado 23/07/2013 20:22

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Marcos Vieira/Estado de Minas - 25/05/2007
Durante apresentação na Praça do Papa, Belo Horizonte, em 2007: mais de 50 anos de música popular (foto: Marcos Vieira/Estado de Minas - 25/05/2007)
Músico virtuoso, arranjador aclamado e intérprete que fluía entre os mais diversos estilos acompanhado por seu instrumento, o sanfoneiro Dominguinhos perdeu a luta contra o câncer nesta terça-feira, 23, mas deixa como legado uma carreira discográfica de 50 anos e ainda mais tempo como figura admirada no meio artístico.

 

Veja fotos da carreira de Dominguinhos

 

Nascido em Garanhuns, no interior de Pernambuco, José Domingos de Moraes recebeu apoio da família humilde desde os primeiros flertes com a música. Ganhou dos pais o primeiro acordeão aos seis anos e, ainda na infância, formou um trio com dois irmãos. Dedicado ao estudo e à prática, especializou-se em sanfonas mais complexas e alcançou nível profissional ainda antes da juventude.
Foi descoberto por Luiz Gonzaga em 1950, aos 9 anos, e aceitou o convite do Rei do Baião para morar no Rio de Janeiro. Aos 13, consolidou-se como artista de palco ao integrar a equipe de músicos que acompanhavam Gonzagão por todo o Brasil. O primeiro álbum solo veio em 1964, com o álbum 'Fim de festa'.

 

Relembre o mestre com 'Forró no escuro':

 

 

Desde então, foram dezenas de trabalhos lançados, além de colaborações que consagraram outros artistas e uma preocupação constante com a projeção de novos talentos. Entre os vários prêmios conquistados está o Grammy Latino, dedicado ao álbum 'Chegando de mansinho' em 2002.

 

Veja apresentação de 'Onde está você' e 'Com amor pra eu e tu':

 

Os trabalhos mais recentes de Dominguinhos incluem um disco em parceria com Yamandu Costa, de 2008, e a parceria em 'Elba Ramalho & Dominguinhos', de 2005. O CD 'Conterrâneos', de 2006, dedicado ao forró, foi sua última incursão solo.

 

Confira 'Asa Branca' e 'Prenda minha' em parceria com Yamandú Costa:

 



MAIS SOBRE MÚSICA