“Já vinha fazendo isso com a viola, mas não com músicas de outros compositores. Há também maior improvisação, deixando o disco livre para criarmos arranjos. As harmonias são mais trabalhadas e modernas, o que é incomum no universo da viola, instrumento projetado para tocar música caipira. Fora disso, é preciso desbravar outras técnicas, acordes e fraseados, o que exige muita ginástica e estudo, pois sai do que estamos acostumados”, explica Fernando.
Das 10 músicas que compõem o álbum, três foram escritas por ele: 'Viola de ponta cabeça', 'Chamaminas' e 'Sagarana'. Na faixa-título, por exemplo, a viola soa com timbre inconfundível e bem adaptada ao formato de quarteto instrumental, com Fernando executando trechos de dificuldade técnica considerável. Já em 'Sagarana' e em 'Chamaminas' impressionam o solo de viola e o casamento entre ela e a gaita do convidado Gabriel Grossi, respectivamente.
No repertório também estão 'Party in Olinda' (Toninho Horta), 'Tão Bosco' (Enéias Xavier), 'Lamentos do morro' (Garoto), 'Jongo' (João Pernambuco), 'Ponteio' (Edu Lobo e Capinan) e duas peças de Tom Jobim, 'Passarim' e 'Samba do avião'. A banda que acompanhará Fernando sábado à noite será a mesma que participou da gravação do disco, com Írio Júnior (piano), Enéias (baixo) e Neném (bateria), além das participações de Toninho (guitarra), Gabriel (gaita) e Alvimar Liberato (violão).
CORDAS 'Viola de ponta cabeça' foi gravado ao vivo no estúdio Bemol, em Belo Horizonte, em setembro passado. Foram três dias de ensaio, uma semana de gravação e, no máximo, dois takes de cada faixa. A direção musical do trabalho é do próprio violeiro em quase todas as faixas. O disco foi todo gravado com uma viola de 10 cordas tradicional, não a viola de 14 cordas que Fernando usou em seu disco anterior, 'Rio de contrastes' (2007).
“Quis explorar o instrumento do jeito que ele é, sem recursos extras. Um desafio mesmo, de mostrar que dá para fazer algo diferente com a viola de 10 cordas. Criar acordes e fazer harmonias seria mais fácil com a de 14”, justifica Fernando.
Viola de ponta cabeça
Lançamento do disco do violeiro Fernando Sodré. Neste sábado, às 21h. Grande Teatro do Sesc Palladium, Rua Rio de Janeiro, 1.046, Centro. Ingressos: 1kg de alimento ou R$ 10 (os ingressos deverão ser retirados a partir das 19h). Informações: (31)3279-1500 e www.sescmg.com.br.