Musica

Conheça o legado de Peter Rauhofer, DJ que foi mestre em remixar a música pop

Artista falecido nesta terça-feira era um dos favoritos de popstars como Madonna e Cher

Bossuet Alvim

Nascido na Áustria, Peter Rauhofer fez carreira nos clubs de Nova Iorque e tornou-se nome recorrente entre os remixes de grandes estrelas
Mestre do gênero tribal house e um dos principais DJs ligados à musica pop norte-americana, Peter Rauhofer morreu nesta terça-feira, 7, vítima de câncer no cérebro. Aos 48 anos, o artista colecionava hits do mercado eletrônico e registrava trabalhos sobre faixas de grandes nomes como Madonna, Cher, Rihanna, Christina Aguilera, Britney Spears, Seal, Whitney Houston, Depeche Mode, Janet Jackson, Destiny's Child, Nelly Furtado, Shakira, Gotye, Kylie Minogue, Mariah Carey, Yoko Ono e Ayumi Hamasaki.


Nascido em viena, na Áustria, Peter ganhou notoriedade na cena eletrônica ao tornar-se um dos DJs residentes na boate Roxy de Nova iorque. Descoberto por produtores de artistas pop, tornou-se figura recorrente nos lançamentos de remixes na década de 2000, quando recebeu um Grammy de Melhor remix do ano por sua versão de 'Believe', cantada por Cher.

Rauhofer também lançou remixes sob os pseudônimos The Collaboration, Club 69 e Size Queen. Com o primeiro apelido, alcançou o topo da parada eletrônica nos Estados Unidos graças à faixa 'Break 4 love', em parceria com os Pet Shop Boys, em 2001. Por diversas vezes, apresentous seus sets de house em festas no Brasil. O DJ era dono e gerente do selo Club 69, responsável por lançamentos independentes de tribal house. Entre seus últimos trabalhos estão três remixes para 'Flavor', faixa de Tori Amos, e uma canção original, chamada 'Real bitch'.

 

Ouça o remix para Tori Amos - 'Flavor' (Rauhofer club mix)

 

Em 17 de abril, o empresário de Peter Rauhofer, Angelo Russo, anunciou que o DJ havia sido diagnosticado com um tumor cerebral após sofrer uma convulsão. Nesta terça-feira, 7, Russo usou o perfil do artista no Facebook para divulgar sua nota de falecimento.

Leia a íntegra da nota escrita por Angelo Russo sobre a morte de Peter Rauhofer:

"Hoje a indústria da música perdeu um de seus verdadeiros heróis. Com o coração pesado eu me vejo obrigado a comunicar que Peter Rauhofer perdeu sua batalha contra o câncer no cérebro. Ele se foi silenciosamente hoje e é lembrado por sua mãe, Helga, que vive na Áustria. Ela transportará Peter de volta para casa e para seu último lugar de descanso por lá, mas para todos que conheciam Peter, seu coração sempre estará na cidade de Nova Iorque.

Me deixa triste, não apenas ter perdido um amigo, mas que o mundo tenha perdido um talento incrível e que gerações futuras nunca conseguirão entender a mágica que Peter criava noite após noite ao redor do mundo. Ele se foi muito cedo, mas nós sempre teremos a vasta obra musical que Peter nos deixou.

Através de sua música, Peter viverá para sempre. As estrelas mais brilhantes sempre se apagam muito cedo. Peter, você foi muito amado e fará uma falta terrível. Adeus, meu amigo. Descanse em paz sabendo que você trouxe tanta alegria para tantos de nós. Peço a seus verdadeiros fãs para que mantenham vivo seu legado, compartilhando sua música com qualquer um que possa não ter tido a oportunidade de experimentá-la.

Angelo Russo"