Festival Lixo e Cidadania leva grandes nomes ao palco do Granfinos

Thiago Delegado, Black Rio, Funk Como Le Gusta e Iconili são atrações na festa de encerramento

por Mariana Peixoto 22/02/2013 08:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Chá Gelado/Divulgação
Grupo de BH, o Iconili mostra no sábado seu instrumental que mistura jazz, rock e psicodelia (foto: Chá Gelado/Divulgação)
Primeira atração a subir no palco do Granfinos na noite desta sexta-feira, 22, para o encerramento do Festival Lixo e Cidadania, o compositor e violonista Thiago Delegado resolveu fazer diferente. Já que vai dividir palco com a banda Black Rio, a segunda atração, vai fazer uma apresentação numa voltagem mais alta.
 
Boa parte do repertório foi pinçada de seu segundo álbum, 'Ao vivo no Museu de Arte da Pampulha' (2012). Só que para acompanhá-lo, além de Christiano Caldas (teclados) e Aloízio Horta (baixo), que gravaram esse trabalho, chamou o baterista André ‘Limão’ Queiroz.

Será a primeira vez que Limão toca com o trio. “Com a bateria, as músicas ganharam outro colorido, principalmente os sambas”, conta Delegado. Como é um show em casa noturna, ele decidiu, ainda, apostar no improviso. “O espírito é meio do Delegas Cia (projeto em que ele se apresenta todas as quartas, n'A Casa, em Santa Efigênia). Vai ter menos compromisso, mais improviso, já que o evento é mais dançante”, continua Delegado, que também ensaiou releituras de seu álbum de estreia, Serra do Curral, bem como um pot-pourri de João Bosco.

Davidson Rocha/Divulgação
O compositor e violonista Thiago Delegado esquenta a apresentação de sexta com convidados especiais (foto: Davidson Rocha/Divulgação )
Na sequência, a Black Rio entra em cena no Granfinos para, ao lado de Gérson King Combo, outro veterano da soul music nacional, fazer um tributo a Tim Maia. Boa parte do repertório será da fase Racional de Tim, já que o grupo gravou parte dos discos do período a seu lado.
 
No sábado, 23, o clima black continua, já que a noite vai contar com show do Funk Como Le Gusta. O combo, hoje com 10 integrantes, tem três álbuns, o mais recente deles o duplo 'A cura pelo som'. Abrindo a noite, a prata da casa Iconili, com seu instrumental que mistura jazz, rock e psicodelia.

Essa é a 11ª edição do festival. O evento começou em outubro, quando ocorreu, no Centro Mineiro de Referência em Resíduos uma série de encontros para discutir a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Nesta edição houve comitivas da Bolívia, Equador, Nicarágua e Espanha. A partir de 2013, o festival vai ter novo formato. Continuará sendo organizado pelo Fórum Estadual Lixo e Cidadania, mas será realizado fora de Minas nos anos ímpares. O de 2013, será no Distrito Federal.

 O que ver

l Sexta-feira, 22
Thiago Delegado, Banda Black Rio e Gérson King Combo

l Sábado, 23
Funk Como Le Gusta e Iconili

FESTIVAL LIXO E CIDADANIA
Hoje e amanhã, a partir das 22h
Local: Granfinos
Endereço: Avenida Brasil, 326, Santa Efigênia
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)
Informações: www.festivallixoecidadania.com.br

MAIS SOBRE MÚSICA