Musica

Érika Machado e Marina Machado retomam a parceria no palco

Ailton Magioli

Apesar do sobrenome em comum, o que une as duas é a música. Atração do Alfândega Bar, Érika Machado, de 35 anos, e Marina Machado, de 40, celebram a amizade de décadas em show que mostrará o repertório das duas e músicas de outros artistas, sempre à base de voz e violão. Autora de Secador, maçã e lente, Érika teve a canção gravada por Marina. Posteriormente, reencontraram-se na Escola Babaya, onde se juntaram a Podé e Maurinho Nastácia, da banda Tianastácia, entre outros (futuros) integrantes da cena pop de BH.

Com três discos lançados, Érika acaba de retornar de Coimbra, em Portugal, onde cursou mestrado em crítica de artes e arquitetura. O projeto de um novo disco autoral acaba de ser aprovado na Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Marina, por sua vez, prepara-se para lançar disco solo. A cantora já soma três trabalhos solo e dois em parceria com Flávio Henrique, além de um com Regina Souza. E também contabiliza celebradas participações em CDs de Milton Nascimento (Pietá) e Tavinho Moura (Cruzada), entre outros.

Quando recebeu a demo com 17 faixas que havia solicitado à amiga para a seleção de repertório de um novo CD, Marina Machado diz que foi pega de imediato pela letra de Secador, maçã e lente, que se tornou hit local (gravado no disco Marina 6 horas da tarde). “Cheguei a ter dúvidas em relação à escolha, já que sempre fui fã de Érika”, recorda Marina, que vai incluir Óculos de grau no show de hoje à noite, além de cantar sucessos de Jorge Benjor e Paralamas do Sucesso ao lado da amiga. “É pra gente se divertir”, avisa. “Acho a Erika única, ela tem um jeito muito peculiar de ver o mundo”, diz Marina, afirmando que os shows de Erika mais parecem uma exposição de arte contemporânea. “Ela tem uma personalidade forte para compor, além da voz doce, que ilumina”, acrescenta, lembrando que a amiga parece ter tomado o elixir da juventude.

Érika Machado, que viu Marina no palco pela primeira vez participando do musical Holywood bananas, lembra que ficou encantada. “Marina tem uma voz muito bonita. É das maiores que já ouvi”, afirma, dizendo ter ficado mais amiga dela depois que as duas se descobriram cantoras. Logo depois que participou de um show de Marina no extinto Mistura Fina, no Rio, Érika a recebeu em show no Auditório do Ibirapuera, em São Paulo. Agora, amadurecidas, retomam a parceria nos palcos, iniciada na verdade em BH, em 2003, quando Marina Machado recebeu Érika em show do BDMG Cultural.


ÉRIKA MACHADO E MARINA MACHADO
Hoje, às 23h
Local: Alfândega Bar
Endereço: Rua Viçosa, São Pedro
Ingressos: R$ 20 (antecipado)
Capacidade: 180 pessoas
Informações e reservas: (31) 3223-1987

DISCOGRAFIA
ERIKA 
Solo
Baratinho, 2003
No cimento, 2006
Bem me quer, mal me quer, 2009

MARINA 
Solo
Tempo quente, 2008
Marina 6 horas da tarde, 2002
Baile das pulgas, 1999

Parcerias
Aos olhos de Guignard, 2000, com Flávio Henrique e Trio Amaranto
Hebraico – Desoriente um país, 1998, com Regina Souza
Flávio Henrique e Marina Machado, 1997, com Flávio Henrique