O clima praiano em cena na 24ª edição do Minas Trend, feira de moda que segue até sexta-feira (12) no Expominas com o tema Em Dias de Sol, traz otimismo para os negócios. Por lá, estilistas de grifes de vestuário, calçados, bolsas, bijuterias e joias esperam crescimento no volume de vendas para além de dois dígitos.
É o caso de Fabiana Milazzo, estilista de Uberlândia que lançou o atacado da grife de mesmo nome na feira de moda mineira nas primeiras edições do salão de negócios e, desde então, experimenta trajetória sempre ascendente. Para a temporada primavera-verão'2020, a gerente de marketing Renata Horta projeta um aumento expressivo no volume de vendas. “Nossa meta é crescer 20% em comparação ao mesmo período do ano passado”, afirma.
Além de clientes de multimarcas de todo o país, ela cita os compradores internacionais como público-alvo. “Já no primeiro dia de feira recebemos compradores do Oriente Médio (Israel), da Inglaterra e da Espanha”, diz. Para conquistar esse cliente, afirma Renata, é preciso estar atento a conceitos de sustentabilidade e de responsabilidade social. “O público internacional já está superinteressado na origem da roupa e no compromisso da marca com o bem-estar do planeta e da sociedade. Aqui, eles ficam encantados com as peças desenvolvidas com matéria-prima natural, reciclada e a partir de projetos que desenvolvemos junto às bordadeiras de Uberlândia, gerando autoestima, renda e empoderamento para as mulheres da região.”
Passarela potencializa negócios
Inspirada na carreira e obra do artista plástico Vik Muniz, a coleção da marca é composta por 170 modelos distintos nas linhas festa e casual. “Apostamos em vestidos fluidos, inclusive com foco em casamentos na praia – uma tendência de mercado, mas também em looks hi-lo, em que há peças mais básicas como camisetas de algodão jogadas com peças mais ricas como calça de paetê”, afirma. O preço de modelos da grife no atacado varia de R$ 79 a R$ 7 mil (caso de vestidos ultratrabalhados e handmade, cuja produção leva, em média, 45 dias).
Cliente da grife, Thayse Carneiro é proprietária de uma multimarcas em Teresina, Piauí, e compra cerca de 50% do estoque da loja no Minas Trend. “Minha ideia é investir cerca de R$ 200 mil nos pedidos para a temporada de calor. As marcas mineiras têm grande aceitação na loja”, destaca.
Conterrânea de Milazzo, a estilista Raquel Queiroz projeta crescimento ainda mais robusto: 30% em comparação à temporada primavera-verão'2019. Até por que estreou nas passarelas do evento nesta edição, o que aumenta a visibilidade da grife entre o público-alvo. “Trabalhei o posicionamento da marca, mexi na gestão e, agora, espero colher os frutos”, cita a designer que aposta nos bordados bem marcados como principal diferencial.
Hoje e amanhã, o salão de negócios funciona a todo vapor, com participação restrita a lojistas e outros profissionais. Mas o foyer, as atividades culturais, a feira de gastronomia Aproxima, as palestras e os talks são abertas ao público.
Confira a programação desta quinta-feira (11):
Salão de negócios: das 10h às 20h;
Palestra: Perfil dos novos consumidores 2020, com Márcia Croce – às 11h
Palestra: Pesquisas de tendências no mundo digital, com Cláudia Manhães – às 14h
Palestra: Inspirações 2020, com Walter Rodrigues – às 15h
Talk: Por Dentro do Minas Trend, com Bill macintyre, Alberth Franconaid e Elias Santos – às 16h30
Fashion Talks: A economia da moda, economia criativa, circular e fintechs: novos cenários
Orquestra de Câmara Sesiminas convida Zélia Duncan e Jaques Morelenbaum – às 21h
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