Não espere uma roupa básica. “A nossa marca veio para fazer diferença”, resume a empresária libanesa naturalizada brasileira Nadia Kassab. Inserida em um nicho de mercado pouco explorado, a Meniax trabalha com uma linha de underwear ousada, que logo se estendeu para outras peças do armário, pensando em homens que não se importam com rótulos e querem se vestir livremente. Com pouco mais de um ano, a etiqueta venceu a última edição do concurso Ready to Go, que premia novos talentos da moda durante o Minas Trend.
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Há modelos clássicos, é claro, mas a Meniax investe bastante em propostas inovadoras. Rendas, transparência, couro, veludo e seda são utilizados para fugir do padrão. “Homem não é de comprar roupa toda semana, então quisemos fazer peças diferentes para começar a ativar um desejo de consumo. Além disso, queremos que ele tenha várias opções para montar um kit diversificado”, comenta. Nadia se arrisca, inclusive, em colocar na vitrine a cueca jockstrap, que deixa o bumbum à mostra. O modelo tem apelo sexy, mas poucos sabem que ele funciona bem com terno, por exemplo, porque não marca.
Preto e branco ainda são dominantes, mas sempre há uma pitada de cor. Laranja é um dos tons preferidos de Nadia, que o define como aconchegante, fácil de combinar e, principalmente, chamativo. As estampas são criadas pelo designer Albino Papa e aparecem mais nas cuecas samba-canção. A empresária avisa que, de tão bonitas, podem ser usadas como short e ganhar as ruas. “A nossa peça de underwear veio para ser vista. A intenção é deixar aparecer, para mostrar o orgulho de ser diferente”, avisa.
Mesmo diante de ideias extravagantes, a marca não deixa de pensar no conforto. Por isso, seleciona tecidos com toque agradável e trabalha com costura embutida. A pedido dos clientes, lançou um modelo boxer mais comprido, ideal para quem pratica esporte ou se incomoda com o atrito das pernas. Para a próxima coleção, Nadia está pensando em fazer cueca sem costura.
De underwear para outwear, foi um pulo. A marca entendeu que seria importante criar um lifestyle em torno da roupa íntima e passou a lançar camisetas, calças, bermudas, casacos e outras peças para completar o armário masculino. “O nosso público é mais atrevido, bem disruptivo, moderno e tem estilo. Curioso é que muitas mulheres se interessam, porque a nossa roupa é um pouco sem gênero.”
As coleções são desenvolvidas em parceria com estilistas convidados. A primeira tem assinatura de Martielo Toledo e as outras duas foram criadas por Lucas Magalhães. A de inverno, que está na loja atualmente, tem desde malha de algodão até lã, passando pelo tricoline. “Levamos a alfaiataria para o universo da Meniax, que tem a ver com um homem mais ousado, que permite experimentações”, aponta Lucas. Como exemplo, uma camisa que tem zíper no lugar dos botões e outro modelo com o elástico personalizado das cuecas enfeitando o bolso. Recortes anatômicos, pensados por causa do conforto, deixam alguns itens com uma pegada mais esportiva.
Inspirada no fundo do mar, a coleção de verão, também criada por Lucas Magalhães, trará o azul como cor de destaque. O estilista adianta que trabalhou com florais bem pequenos e desenhos que lembram azulejo português. Pela primeira vez, a marca terá alfaiataria leve de linho. As camisetas de algodão, que viraram febre entre os clientes, continuam firmes. O conceito da temporada seguinte está sendo pensado pela filha de Nadia, a designer de interiores Bruna Kassab.
CLOSET A loja da Meniax também traz uma proposta mais ousada. No projeto criado pelo arquiteto Fred Mafra, todas as paredes são pretas e criam um clima intimista. “Pensamos em um lugar para o homem ter uma experiência diferente e se sentir à vontade. É como se ele estivesse no próprio closet”, informa. Outro diferencial é que os produtos são expostos de forma que o cliente possa enxergar várias combinações e sair de lá com o look completo.
Ao lado das roupas, acessórios variados ajudam a construir a produção. Entre eles, estão joias (anéis, pulseiras, prendedores de gravata etc.), meia, carteira, mala de viagem, nècessaire e óculos. Peças de decoração da loja, como cadeira, pufe e estante, estão à venda.
Fora da loja, as vendas também só crescem. A marca oferece o serviço Meniax at home para quem quer fazer as compras sem sair de casa. Basta o cliente escolher no site as peças que quer experimentar e agendar um horário para recebê-las. O comércio on-line está ativo e tem levado as roupas para compradores fora do Brasil. O plano de Nadia é se estruturar para abrir franquias. Como venceu o Ready to Go, a marca tem estande garantido na próxima edição do Minas Trend e vai se lançar no atacado.