Considerado o maior evento de lançamentos de moda da América Latina, o São Paulo Fashion Week edição 45 segue agitando a cena fashion até amanhã, data do desfile de Ronaldo Fraga. Sempre politizado, o estilista levará às passarelas do Parque Ibirapuera um tema que promete emocionar: nomeada As mudas, a coleção revelará para o mundo o trabalho de bordadeiras da cidade de Barra Longa, uma das mais atingidas pelo desastre ambiental da Samarco, com o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana. “Além de promover o resgate de um ofício ancestral a ideia é elevar a autoestima dessas artistas”, adianta ele. Hoje, às 21h, é a Apartamento 03 quem representa o estado.
Além da Pat.Bo, que estreou o line-up mineiro na segunda-feira, outras três grifes das Gerais desfilaram coleções na pauliceia. Ontem, a Modem abriu os trabalhos. Sob o comando de André Boffano e Sam Santos, a marca jovem aposta em alfaiataria limpa e assimétrica, que flerta com a arte e a arquitetura. A principal referência da coleção é a inspiração no trabalho de design do Memphis Group e do arquiteto italiano Ettore Sottsass.
Choque de cor
Integrante do projeto Top Five (parceria entre o Sebrae e o Instituto Nacional de Moda e Design (In-Mod), a LED, que já havia mostrado parte da coleção no Minas Trend, chegou à passarela paulistana propondo um choque de cor e a queda de estereótipos em coleção que celebra a moda agênero (ou que não define o usuário pelo gênero) e a empodera. Chamada Apocalíptica, a produção, como define o estilista Célio Dias, “joga os holofotes nas bruxas modernas ou pessoas que incomodam por fugirem dos padrões”. “Enxergamos o corpo como um espaço de resistência e estamos vivendo tempos sombrios. A coleção tem um diálogo direto com a nossa realidade”, afirmou o criador.
Já Fabiana Milazzo, estilista que dá nome à grife fundada em Uberlândia que vem conquistando o mundo com loja própria em Los Angeles (EUA) e exportação para países da Europa e do Oriente Médio, não define mais as coleções em temporadas primavera-verão ou outono-inverno. Tanto que elegeu para o lançamento o tema Peru, idealizado a partir de uma viagem ao país andino em que se viu encantada pela tecelagem local. Daí a riqueza de bordados de linhas soltas e patchwoark de texturas nas peças que chamaram a atenção ainda pelo uso de tecido tecnológico italiano com efeito “molhado” e pela seda metalizada.
Você segue conferindo flashes do evento por aqui e a cobertura completa no domingo, no caderno Feminino & Masculino.
.