Um balanço pra lá de positivo: grifes com sede no interior do estado, em polos de moda como Uberlândia, no Triângulo Mineiro, e Divinópolis, na Região Oeste, aproveitaram a participação na 22ª edição da Minas Trend, encerrada ontem, no Expominas, para abrir novos clientes, no país e no exterior.
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"Começamos as vendas de atacado aqui e, desde então, crescemos em média 10% a 15% a cada nova edição. Outro motivo de comemoração é a introdução da marca no mercado externo: hoje, temos loja em Los Angeles (EUA) e trabalhamos com showroom em Milão (Itália) por meio do qual atingimos países da Europa e do Oriente Médio, performance que fez com que a grife lance coleções não de acordo com as estações do ano, mas, sim, temáticas, com peças de frio e de calor, a fim de atingir um mercado global”, pontua a coordenadora de marketing Renata Horta.
Com o tema Peru escolhido para a temporada e peças cujo preço de atacado variam de R$ 250 (camisetas de neoprene) a R$ 15 mil (vestidos de festa elaborados), a grife também está presente em 80 pontos de venda no Brasil e mantém duas lojas próprias, na cidade de origem e em São Paulo. “O público-alvo é amplo: mulheres interessadas em looks casual, balada, coquetel dress e black tie”, descreve Renata.
Cliente da grife Fabiana Milazzo, entre outras marcas, Bárbara Goulart, proprietária da multimarcas L’allume, de BH, conta que compra em média 10% do estoque na feira mineira, onde encontra produtos sofisticados. “Hoje, as clientes estão interessadas em produtos incríveis e diferenciados, se importam mais com o desejo que a peça provoca do que com o valor em si. Com essa expectativa, nossa ideia é investir 10% a mais no estoque (em comparação à temporada de inverno)”, afirma.
Moda praia
Proprietária da grife de moda praia e resort wear Verde Limão, de Divinópolis, Maureen Araújo encerrou a oitava participação no salão de negócios de moda com 20% de crescimento no volume de vendas e novos clientes estrangeiros. “Fechamos pedidos para lojistas da Austrália, Colômbia e França e também de Dubai, nos Emirados Árabes. Acredito que a moda praia daqui, alegre, colorida e de qualidade, remete à exuberância da mulher brasileira e agrada em cheio ao público internacional”.
Também de Uberlândia, Letícia Manzan, estilista e proprietária da grife que leva seu nome, celebra 20% de crescimento (em comparação à edição de verão 2017) e a abertura de novos clientes em cidades do interior de São Paulo e do Sul, principalmente Curitiba e Porto Alegre. “O segmento moda festa é um dos maiores empregadores da cidade, que é referência em modelos ricos em bordados manuais. Com 10 anos de carreira e o segundo desfile na temporada de moda mineira, tenho na feira um dos principais públicos em atacado”. A grife emprega 30 funcionários diretos e tem lojas em Uberlândia e em São Paulo.
Na coleção, inspirada nos anos 1980, a criadora levou para a feira um mostruário com 160 modelos de preços variáveis entre R$ 129 a R$ 5 mil (no atacado), antecipando um verão que promete ser ainda mais quente em negócios. “Ao todo, minha expectativa é fechar a temporada com crescimento de 50%, somando as vendas daqui e das feiras que faço em SP”, encerra.