

Chamada As prais desertas continuam esperando por nós dois, a coleção traz ainda parceria com as grifes Moon (óculos de sol) e Nuushoes (calçados). “Venho de duas coleções com temas muito áridos, então voltei o olhar para o desejo de poesia, otimismo, paixão, numa proposta mais leve e solar”, disse ele em primeira mão para o Estado de Minas.
Entre as demais novidades, a temporada celebra o retorno da Coven, especializada em tricô. Sob o comando da estilista Liliane Rebehy, a grife fez estreia em 2015 (apresentando o inverno 2016) e volta à passarela mais badalada do país com uma nova responsabilidade: apresentar a coleção de verão'2018 já no esquema de vendas See Now, Buy Now, que prevê a comercialização de peças imediatamente após o desfile. “É um modelo muito novo, e foi justamente para me organizar para ele que dei um tempo dos desfiles. Mas a passarela com certeza representa uma forma de divulgação muitíssimo importante para a marca, principalmente após a abertura da loja de varejo em São Paulo”, cita Liliane.

Com expectativa para lá de positiva para “sentir o novo modelo” de negócios, a estilista adianta que a coleção aborda a ancestralidade e toca a África como uma das inspirações. Daí um olhar sobre tecidos e modos de vida mais naturais. “Haverá destaque para fios de linho e para uma estética diferente da prevista pelo DNA que é tendência da marca: no lugar dos shapes tradicionalmente estruturados, apostei também em modelos lânguidos, buscando uma imagem mais feminina”, revela. A criadora chama a atenção ainda para a mistura de estampas, principalmente listrados e xadrezes. “Proponho uma valorizção da padronagem. Cerca de 80% em tricô, com pequena pincelada de camisaria e outras propostas”.

Questionado sobre o novo modelo de negócios, See Now, Buy Now, o criador lembra que as temporadas de moda não são mais engessadas de acordo com as estações primavera-verão, outono-inverno. No entanto, ele não atropela o processo autoral de produção para atender à urgência da demanda. “Na verdade, o modelo é mais uma das fórmulas de comercialização. Para mim, não faz tanto sentido uma vez que os clientes que procuram minha marca estão interessados nos traços de uma grife para se vestir, independentemente se a roupa é de lançamento ou de uma coleção passada”, frisa. Assim, ele avisa que os acessórios e calçados desfilados estarão disponíveis para vendas uma semana após o desfile. Já a inédita linha praia e os demais modelos apenas a partir de outubro, quando lançará o verão na loja Grande Hotel Ronaldo Fraga. “O público que procura peças mais autorais sabe e até curte esperar”, aponta.

Serviço
São Paulo Fashion Week
Quando: De 27 a 30 de agosto
Onde: Fundação Bienal e em outras locações da cidade de São Paulo
Os mineiros na passarela
FABIANA MILAZZO - Segunda-feira, 28/08, 17h30
PA.BO - Terça-feira, 29/08, 17h
RONALDO FRAGA - Quarta-feira, 30/08, 11h30
COVEN – Quinta-feira, 31/08, 14h30
APARTAMENTO 03 – Quinta-feira, 31/08, 18h30