A devolução de dois cães à ONG Toca do Bicho, no Rio de Janeiro, causou polêmica nas redes sociais neste fim de semana. A proprietária que desistiu dos animais é a atriz Cláudia Ohana. Ela os adotou com dois meses, em dezembro do ano passado.
O burburinho teve início depois que a ONG publicou um post no Instagram anuciando que os dois cachorros - Thor e Tigrão - estavam novamente à procura de uma família, após terem sido descartados por sua antiga tutora. A publicação, a princípio, não citava nomes. Os seguidores da entidade, porém, descobriram que se tratava de Cláudia Ohana e cobraram explicações da artista.
A atriz chegou a se defender. Em vídeo postado em seu perfil, negou o abandono e alegou que havia acertado com a ONG uma devolução temporária, até o fim da pandemia do novo coronavírus. Cláudia também disse havia adotado os cães três dias antes da quarentena. Fotos publicadas no próprio Instagram dela, no entanto, confirmam que a adoção se deu no fim de 2019.
"Eles (da ONG) falaram que tudo bem, que os cachorros poderiam ficar lá um tempo com a mãe deles, com os irmãozinhos, e que depois eles voltariam para cá. Porque a minha intenção era, depois da pandemia, poder voltar, porque aí eu posso passear com eles e posso ter uma vida normal. Porque estava muito difícil pra mim, trancada em casa. E aí eles fazem isso, botam pra adotar os meus cachorros e ainda fazem publicidade em cima disso. Eu fiquei muito chateada, eu tenho muita saudade deles. Eu não abandonei e realmente é muito chato isso", lamentou em gravação postada no sábado (19), já deletada.
A organização de proteção animal rebateu a atriz, expondo os áudios que ela enviou na ocasião em que pediu o recolhimento dos bichos. Neles, Cláudia argumenta que os cães estavam destruindo sua casa e que não poderia mais mantê-los uma vez que, em breve, receberia a filha e os netos.
"Eu não tenho condição de ficar com eles. Eu não tenho mais sala, eu não tenho mais nada. Eu boto um ovo em cima da pia, eles estão comendo tudo. Ou eu, ou eles. Queria saber o que eu posso fazer. Você pode me ajudar nisso? Porque está muito complicado para mim. E os meus netos vão ter que vir para cá, a minha filha que está em São Paulo... Está muito complicado. Realmente, são tempos muito difíceis. E eu, infelizmente, vou ter que devolvê-los. Eu sei que não deveria fazer isso, mas estamos em um momento muito complicado." diz o áudio.
As dirigentes da ONG Toca do Bicho sustentam que, antes de disponibilizar os dois cachorros novamente para a adoção, aguardaram cerca de um mês a fim de verificar se Ohana sentiria falta deles e viria buscá-los, o que não teria ocorrido.
"Claudia Ohana nunca se preocupou em saber deles, nunca foi visitá-los ou mandou um saco de ração para os filhos que dizia tanto amar. Ela sumiu. E vem cobrar da gente algo? Querer agora os 2 de volta para amenizar a situação? Acabou a confiança! O que você, pensaria de alguém que agiu assim? Por que a atriz apagou o primeiro vídeo que fez, bloqueou comentários no instagram? Porque ela não os adotou às vésperas da pandemia como disse, e sim em dezembro, como postado no próprio Instagram dela! E já vem há tempos tentando se livrar deles. Seja famoso ou não, para nós o adotante bom é o que ama incondicionalmente e não o que ao menor sinal de problema os descarta", diz o texto do post polêmico de exposição.
Thor e Tigrão estão com sete meses e aguardam novos tutores. A ONG Toca dos Bichos dá preferência a quem queira adotar os dois juntos.