O crime, ocorrido em janeiro de 2015, teria sido motivado por uma briga envolvendo a namorado do ator no apartamento em que moravam, nas proximidades de Los Angeles, Califórnia. Depois de invadir o quarto de Sutter e atingi-lo com a espada diversas vezes, o réu ligou para o serviço de emergência e esperou que eles chegassem no local.
Na época, o ator chegou a ser preso mas foi liberado depois que o promotor de justiça que estava investigando o caso pediu que houvesse maiores averiguações. Entre as provas que incriminam Medina está uma gravação na qual o norte-americano falava com o colega de quarto. "Droga, Joshua, por que você fez isso, cara? Por que me obrigou a fazer isso?".
De acordo com a Associated Press, o pai da vítima pediu que o homem fosse colocado em uma cadeia comum, "para que ele sinta o mesmo medo que meu filho sentiu quando ele o matou". Apesar do ator ter alegado que cometeu o ato em legítima defesa, o pai de Joshua afirmou no tribunal que o filho não poderia ser um agressor. "Ele não tinha maldade no coração para atacar ninguém", disse, emocionado
Em 2002, o ator apareceu em 40 episódios da série de ação infanto-juvenil como Cole Evans. Nove anos depois, ele voltou à franquia e atuou em 24 episódios de Power Rangers Samurai. Além do programa, Medina fez participações em CSI: Miami. O ator tem 38 anos e ficou conhecido mundialmente depois do crime.