Segundo Danilo, a ideia do vídeo surgiu após assistir pessoas inundando o box para tomar banho. Em uma campanha para conseguir curtidas em seu canal, ele decide ir além e se propõe mergulhar com pequenos peixes ornamentais, transformando o espaço em uma simulação de aquário gigante.
Na publicação, o youtuber mostra o passo a passo do projeto, em que utiliza fitas para vedadação do vidro, enche-o com água do chuveiro e mergulha com cerca de seis peixes da espécie kinguio - o popular "peixinho dourado. Em determinado momento, Danilo aparece manuseando os animais com a mão fora da água. "Se esse vídeo chegar a 50 mil likes, eu irei fazer outros desafios aleatórios", afirma.
Desde a publicação, realizada na última quarta-feira (1), diversos usuários da rede vêm criticando a atitude. "Quem conhece os peixes e estuda sobre eles sabe o quanto eles sofreram nesse vídeo. Tem vários erros graves, entre eles estão o cloro que vem da água de torneira e os resíduos químicos que ficam no piso do banheiro", alerta um usuário.
O site dedicado ao aquarismo - criação de peixes ornamentais em espaços que reproduzem habitats naturais - Aquaa3 foi mais além, e criou uma campanha para denunciar a publicação e retirar o vídeo do ar. No texto, são apresentados argumentos sobre o porquê da "brincadeira" ser considerada como maus tratos aos animais, e explica que, para se manter peixes ornamentais é necessário simular todo o ambiente aquático em que ele viveria na natureza.
"Assim ressaltamos que para manipular peixes ornamentais devemos seguir princípios básicos, tanto para com o ambiente em que iremos mantê-los, com acessórios necessários para manter a qualidade do ambiente aquático, como também devemos ter cuidado ao manusear os animais, tocando-os minimamente, estressando-os menos ainda e ao final, obtendo o resultado esperado, um aquário equilibrado com os animais vivendo eticamente bem", continua a Aquaa3.
Confira o vídeo: