*Contém possíveis spoilers do quarto episódio da atual tepmorada
Mais uma cena de nudez deu o que falar em ‘Game of thrones’. No episódio que foi ao ar no último domingo, 15, o quarto da 6ª temporada, a personagem Daenerys surpreendeu os telespectadores ao escapar com vida de um incêndio no templo dos Dothraki. A mãe dos dragões, interpretada por Emilia Clarke, saiu do local completamente nua, depois que as chamas consumiram tudo o que havia no lugar, inclusive suas roupas. Ela ficou ilesa graças à sua imunidade ao fogo.
Em entrevista à revista norte-americana Entertainment Weekly, Clarke assumiu que era ela mesma nas imagens. “Eu gostaria de lembrar às pessoas que a última vez que eu tirei as minhas roupas foi na terceira temporada. Isso foi há um tempo, agora é a temporada seis. Mas é tudo eu, toda orgulhosa e toda fortalecida. Eu estou me sentindo genuinamente feliz e eu disse ‘sim’.
A presença da atriz em cenas de nudez foi colocada em xeque antes dessa temporada, quando a imprensa estrangeira noticiou que Clarke não gostaria mais de aparecer nua em 'Game of thrones'. No entanto, a inglesa desmentiu publicamente a informação, dizendo que isso não passava de um mal entendido e explicando sua posição. “Às vezes, cenas explícitas são exigidas e fazem sentido para o personagem/história, como eles fazem em Westeros. Se a cena é gratuita por uma causa gratuita, então eu discutirei com o diretor sobre como fazer a cena mais sutil. Em outro caso, como uma boa Mãe de Dragões, estou sempre no controle.", escreveu ela em seu perfil oficial no Instagram.
Embora Emilia Clarke garanta não ter usado dublê nas vezes em que sua personagem apareceu nua, a estratégia já foi usada por outras atrizes na série. No final da última temporada, a personagem Cersei protagonizou uma das cenas mais emblemáticas da trama, quando foi obrigada a caminhar despida pelas ruas de um povoado como forma de punição, a chamada “caminahda da vergonha”. Na ocasião, a edição fez uma montagem usando o rosto da atriz Lena Headey no corpo de uma dublê, o que gerou muitas críticas por parte do público, que julgou a montagem mal feita, por causa da discrepância entre os corpos das duas.
Na TV brasileira, algo semelhante aconteceu recentemente, quando a atriz Maitê Proença também foi substituída por uma dublê em uma cena da novela ‘Liberdade, liberdade’. Nas imagens, sua personagem aparecia nua, de costas. A cena rendeu muitos elogios à Maitê, mas sua dublê foi a público e revelou que o bumbum em questão era o dela. Maitê confirmou que se tratava de uma dublê, mas apenas por uma questão de logística e produtividade.
.