Del Castillo se tornou o protagonista de um escândalo midiático, depois de ter feito a mediação para que "El Chapo" concedesse uma entrevista a Sean Penn. Os dois atores se encontraram enquanto o traficante estava foragido.
A atriz, que mora nos Estados Unidos, critica Penn por não ter informado a intenção de transformar o encontro com o poderoso narcotraficante mexicano em um artigo para a revista americana Rolling Stone. Mas o ator refuta esta versão e diz ter agido com transparência.
Segundo Castillo, Penn a acompanhou ao México para se encontrar com El Chapo com a finalidade aparente de participar da produção de um filme sobre a vida dele. Mas o ator de Hollywood não se interessou pelo filme e quis conversar com "El Chapo" devido ao seu artigo.
No artigo publicado na edição de 21 de março da revista The New Yorker, a atriz sustenta também que Sean Penn inventou uma anedota que está em seu artigo. O ator contou que militares teriam deixado passar o comboio em que viajavam Penn e Del Castillo, após ter reconhecido o filho de "El Chapo", Alfredo, que o acompanhava. Apesar das acusações de Kate del Castillo, Sean Penn continua afirmando que o fato ocorreu.
A atriz mexicana também critica que os meios a tenham descrito de forma diferente da de Sean Penn, ao ressaltar sua relação íntima com o traficante de drogas, enquanto ela afirma que o encontro com "El Chapo" foi, sobretudo, profissional.
No artigo, del Castillo destacou que, apesar da detenção de "El Chapo" Guzmán, pensa prosseguir com o projeto do filme, pelo qual, afirma a atriz, ela fez contato com o narcotraficante..