Os canais sabem, no entanto, que mostrar locais que vivem no imaginário do telespectador, como Paris, acaba gerando interesse e audiência. Não é à toa que incontáveis novelas tiveram cenas gravadas no exterior. Recentemente, a Austrália serviu de cenário para Totalmente demais, novela das sete da Globo.
E as viagens não são só bonitas para quem assiste. Fábio Assunção, que vive Arthur na trama, destaca que gosta das viagens pela oportunidade de unir trabalho e lazer “Fomos muito bem recebidos. A Austrália tem uma energia única. Sempre tive muita vontade de conhecer aquele país. Misturar a equipe australiana com a brasileira deu muito certo”, afirma.
A atriz Alice Wegmann, que esteve na pele de Cecília na série Ligações perigosas, compartilha a opinião de Assunção.
Em Babilônia, do ano passado, as primeiras cenas foram gravadas com Glória Pires e Cássio Gabus Mendes no famoso restaurante La Tour D’Argent, em Paris, na França. Durante três dias, uma equipe de quase 50 pessoas, entre produção local e da novela, gravou também no Jardim de Luxemburgo, Place des Vosges, Ponte Bir Hakeim e Museu Rodin. No total, foram oito locações em 72 horas.
“Foi uma viagem rápida e intensa, com cenas importantes. Fizemos gravações incríveis e em locações nem sempre exploradas”, diz o diretor Dennis Carvalho. Já Alexandre Avancini, diretor de Os dez mandamentos (Record), escolheu o Chile para rodar algumas sequências. “Nosso maior desafio era encontrar um rio que se assemelhasse ao Nilo, no Egito, com características de deserto, e alguma vegetação”, explica.