As gêmeas Ruth e Raquel estão de volta às telinhas. A rivalidade entre a ríspida Raquel e a ingênua Ruth é o tema central da novela Mulheres de Areia (1993), que volta a ser exibida, a partir de 29 de fevereiro, no Canal Viva. As irmãs, interpretadas por Gloria Pires, disputavam a atenção da família e o amor de Marcos, vivido pelo ator Guilherme Fontes.
O folhetim produzido em 1993, foi baseado na trama homônima de 1973, exibido pela TV Tupi, com Eva Wilma no papel das gêmeas. O elenco do remake assinado por Ivani Ribeiro e com Wolf Maya na direção geral, é composto por Marcos Frota (Tonho da Lua), Andréa Beltrão (Tônia) e Vivianne Pasmanter (Malu). E ainda os veteranos Laura Cardoso, Nicette Bruno, Susana Vieira e Raul Cortez. Mulheres de Areia substitui Despedida de Solteiro, e vai ao ar segunda a sábado, às 15h30.
Além de Ruth e Raquel, a lista de personagens gêmeos na teledramaturgia é longa. Apesar de mexicanas, as irmãs Paola Bracho e Paulina conquistaram a simpatia dos telespectadores. As protagonistas da novela A Usurpadora (1999), do SBT, são lembradas até hoje em memes na web. Por aqui temos vários exemplos, o ator Reynaldo Ganecchini viveu os irmãos Paco e Apolo em Da cor do Pecado (2004), Mateus Solano interpretou Miguel e Jorge, em Viver a vida (2009) e Murilo Benício deu vida aos irmãos Diogo e Lucas, em O Clone (2001).
Apesar da semelhança física, o grande desafio dos atores é criar algo que diferencia cada irmão. Ainda este ano, Cauã Reymond vai viver Omar e Yaqub, na minisérie Dois irmãos, dirigida por Luiz Fernando Carvalho e adaptada do livro de Milton Hatoum.
Relembre outros gêmeos da TV:
Miguel e Jorge (Mateus Solano), de Viver a Vida (2009)
O médico Miguel é um bon vivant e namora com Renata (Bárbara Paz), enquanto o irmão Jorge, é arquiteto, careta e responsável e namora Luciana (Alinne Moraes).
Taís e Paula (Alessandra Negrini), de Paraíso Tropical (2007)
As gêmeas foram separadas ainda na infância, e cresceram afastadas, reencontrando-se somente na fase adulta. Taís é uma mulher fútil, mau-caráter, mentirosa e é capaz de tudo por dinheiro. Paula, sua irmã, é o total oposto.
Paco e Apolo (Reynaldo Gianecchini), em Da Cor do Pecado (2004)
Paco é criado pelo pai, Afonso Lambertini, enquanto Apolo cresce rodeado pela mãe Edilásia e seus quatro irmãos: Ulisses, Thor, Abelardo e Dionísio. Durante a trama, Apolo sofre um acidente e Paco assume o lugar dele.
Lucas e Diogo (Murilo Benício), em O Clone (2001)
Lucas é o mocinho da trama que se apaixona por Jade (Giovanna Antonelli). O irmão gêmeo, Diogo morre em um acidente de carro no início da novela. Abalado com a morte do afilhado, o cientista Albieri (Juca de Oliveira) decide criar um clone e assim nasce o Léo.
Paola e Paulina (Gabriela Spanic), em A Usurpadora (1999)
As irmãs foram separadas na infância. Paulina fica com a mãe e se torna uma moça humilde e de bom caráter, enquanto Paola é criada por uma família rica e se torna uma pessoa ambiciosa, dissimulada, fria e calculista.
Quinzinho e João Victor (Tony Ramos), em Baila Comigo (1981)
Quinzinho e João Victor foram separados quando eram bebês. João Victor é um advogado bem-sucedido e Quinzinho um típico carioca, extrovertido, que trabalha em um banco e sonha em ser piloto de helicóptero. Os dois se conhecem no final da trama, em um encontro emocionante.