Na primeira prova do programa, Ivana (9 anos) foi sorteada para escolher com que ingredientes cada um dos seus colegas trabalharia - língua de boi, polvo, cogumelos ou pés de galinha. A pequena escolheu ficar com a língua e selecionou a proteína também para a amiga Lívia. Matheus e Valentina ficaram com o polvo, Eduardo e Daphne com os cogumelos.
Na hora de escolher os "presenteados" com os pés de galinha, aparentemente o elemento mais difícil, a minimala soltou uma risadinha sacana e disse que estava escolhendo aquele ingrediente para Sofia e Lorenzo "porque queria que eles saíssem".
Nesta primeira prova, Eduardo (13 anos) foi eleito o melhor prato. O garoto preparou um parpadelle com molho funghi. A organizada Lívia (12 anos) também ficou entre os melhores - com uma receita simples de língua e salada de ovo - e conquistou a imunidade, livrando-se da prova eliminatória. Favorita ao grande prêmio, Sofia (12 anos) não se intimidou e serviu uma saborosa canja com os pés de galinha. No entanto, o desempenho não foi suficiente para brindá-la como o mezanino.
Para o desafio final, os jovens concorrentes precisavam preparar uma receita com aves: pato, codorna e peru, que foram escolhidas por sorteio. Foi a prova eliminatória mais complicada para os pequenos até então nesta edição. Nenhum dos seis pratos receberam elogios unânimes. Todos apresentavam pequenos defeitos técnicos.
No fim, a escolha dos jurados foi por aqueles que não valorizaram as proteínas. Matheus não acertou o tempo de cozimento das coxas de pato, que acabaram sendo servidas cruas. Seu prato foi, claramente, o pior do episódio. E foi, no mínimo, engraçado ver os chefs brigando com os talheres para conseguir separar a carne dos ossos das coxas. Daphne apresentou um peru recheado seco, no qual os sabores do bacon e das frutas secas que o acompanhavam se sobressaiam, tirando o brilho da ave.
No que dependesse dos milhares de fãs do programa que assistiam ao reality, a grave falha de Matheus teria passado despercebida.
Em entrevista ao Portal da Band, após a eliminação, Matheus demonstrou muita maturidade: "Eu sabia que o pessoal ia conseguir ganhar de mim depois da avaliação, por isso não fiquei triste. Eu fiz um pato e os chefs disseram que ele estava cru. Para mim, o ponto da carne estava bom, estava marrom. Eu achei até que estava bem passado", explicou. Conformado com a eliminação, ele não concordou com a eliminação da colega: "Eu achei minha saída justa, mas acho que a Daphne deveria ter ficado". Para ele, o melhor da participação foram as amizades que conquistou, com Valentina, Augusto, Johnny e Lívia.
Matheus e Daphne se despedem da disputa pelo prêmio de uma viagem à Disney com cinco acompanhantes, um curso de gastronomia e um vale-compras de R$ 1 mil em supermercado durante um ano. O desempenho do episódio foi bem mais morno nas redes sociais, não chegando nem a 100 mil tuítes durante a transmissão. O MasterChef Brasil Júnior é exibido na Band, nas terças-feiras, às 22h30 (horário do Recife), ou no aplicativo da emissora para smartphones, às 21h30. .