Finalmente a Globo decidiu o nome da novela que vai entrar na faixa das 23h no primeiro semestre do ano que vem e vai focar na história da filha de Tiradentes.
Mais um nome foi confirmado pela emissora carioca, Lilia Cabral, que volta à telinha após Império. A atriz vai interpretar um papel inédito em sua carreira na televisão, a cafetina e ex-prostituta Virgínia. Lilia será também a mãe do personagem de Matheus Solano. O cenógrafo Mário Monteiro reproduzirá uma cidade histórica mineira em pleno Projac. A ideia é gravar também alguns capítulos na Europa.
A trama gira em torno de Joaquina (Andreia Horta), uma jovem criada dentro de um convento após ser abandonada pela própria mãe, Antônia (Zezé Polessa), que sempre foi muito adoentada e não teve condições de criá-la. Quando descobre ser filha de Tiradentes (ator ainda não escalado), um justiceiro que acabou sendo morto por enforcamento em praça pública devido à sua luta pela independência do Brasil, Joaquina foge do local junto com um grupo de artistas itinerantes, disposta a honrar o nome do pai, descobrindo pistas, no próprio convento, sobre o paradeiro da mãe.
Os artistas deixam Joaquina em seu destino, uma pequena cidade mineira, na qual a jovem encontra Antônia, que está moribunda em uma igreja. Joaquina cuida da mãe, mas só lhe revela sua identidade após conseguir conquistar a confiança da mulher e obter informações sobre Tiradentes.