O Emmy finalmente acertou as contas com Jon Hamm, ao premiá-lo com a estatueta de melhor ator pelo papel do atormentado e sedutor publicitário Don Draper na despedida da série dramática 'Mad men', na 67ª cerimônia de entrega do Oscar da TV americana, na noite do último domingo, em Los Angeles.
O ator, de 44 anos, desbancou Bob Odenkirk ('Better call Saul'), Kyle Chandler ('Bloodline'), Kevin Spacey ('House of cards'), Jeff Daniels ('The newsroom') e Liev Schreiber ('Ray Donovan').
A série se despediu dos Emmy sem levar o prêmio de melhor drama, que ficou com o favorito da noite, 'Game of thrones', com 24 indicações. Desde 2011 o drama fantástico aspirava a ganhar este prêmio. “Dentro de algumas horas, o melhor elenco do planeta irá trabalhar em Belfast (Irlanda do Norte) e Espanha. Não estaríamos aqui se não fosse por eles”, disse o criador da série da HBO, David Benioff.
Pouco antes, David Nutter levou o Emmy de melhor diretor de série dramática pelo polêmico último episódio da quinta temporada e Peter Dinklage ganhou o prêmio de melhor série dramática pelo papel de Tyrion Lannister.
Na categoria melhor série de comédia, a sátira Veep surpreendeu e ficou com a estatueta, pouco depois de sua protagonista, Julia Louis-Dreyfus, levar o Emmy de melhor atriz cômica.
A série “é sobre uma coisa: sobre a esperança”, disse o roteirista e diretor Armando Iannucci ao receber o prêmio que tinha sido atribuído a Modern family nos últimos cinco anos.
Ainda nas categorias principais, Viola Davis ficou com o Emmy de melhor atriz em série dramática por 'How to get away with murder'. “Deixem-me dizer algo. A única coisa que separa as mulheres de cor de qualquer outra é a oportunidade. Não se pode ganhar um Emmy por papéis que simplesmente não existem”, disse Davis ao receber o prêmio. A atriz agradeceu aos roteiristas “e às pessoas que redefiniram o que significa ser bela, ser sexy, ser uma líder e ser negra”.
Davis superou Taraji P. Henson ('Empire'), Claire Danes ('Homeland'), Tatiana Maslany ('Orphan black'), Elisabeth Moss ('Mad men') e Robin Wright ('House of cards').
PRINCIPAIS GANHADORES
>> MELHOR SÉRIE DRAMA
'Game of thrones'
>> MELHOR SÉRIE COMÉDIA
'Veep'
>> MELHOR ATOR, SÉRIE DRAMA
Jon Hamm ('Mad men')
>> MELHOR ATRIZ, SÉRIE DRAMA
Viola Davis ('How to get away with murder')
>> MELHOR ATOR, SÉRIE COMÉDIA
Jeffrey Tambor ('Transparent')
>> MELHOR ATRIZ, SÉRIE COMÉDIA
Julia Louis-Dreyfus ('Veep')
>> MELHOR ATOR COADJUVANTE, DRAMA
Peter Dinklage ('Game of thrones')
>> MELHOR ATRIZ COADJUVANTE, DRAMA
Uzo Aduba ('Orange is the new black')
>> MELHOR ATOR COADJUVANTE, COMÉDIA
Tony Hale ('Veep')
>> MELHOR ATRIZ COADJUVANTE, COMÉDIA
Allison Janney ('Mom')