
Quem diria que na grand finale, que ocorre na noite de terça-feira (15/9), a coisa iria se inverter para o MasterChef Brasil. O que se lia no microblog eram comentários como: “Ridículo”. “Fake”. “Falta de respeito”. “Eu não tô acreditando que os chefs tiveram que usar a mesma roupa no final da gravação e hoje pro público achar que é ao vivo”. “Que coisa idiota. Acham que o telespectador é bobo?”.
Tudo por que a tão anunciada final ao vivo não aconteceu como esperado. A disputa entre Izabel (que se sagrou campeã) e Raul pelo título do MasterChef foi realizada, na verdade, há dois meses. Apenas o anúncio do vencedor foi ao vivo.
Todo o teatro montado com os finalistas chegando, as famílias ansiosas, as centenas de convidados – sem contar a participação de tuiteiros famosos, como Preta Gil, perguntando à apresentadora Ana Paula Padrão como estava a “emoção” na cozinha – chegou a soar não só falso, mas tosco.
Para não dar tanta bandeira de que estava gravado, o trio de jurados, Henrique Fogaça, Paola Carosella, e Erick Jacquin, além de Ana Paula e dos próprios participantes e ex-participantes tiveram que repetir na noite de terça os figurinos do dia em que a prova realmente foi realizada.
Na internet, pipocaram críticas e, sobretudo, memes. Um dos mais criativos foi o do jogo dos 7 erros entre o MasterChef gravado e o ao vivo. Enquanto o cabelo de Jiang, a queridinha chinesa do público, estava preso na prova, na noite de terça-feira ela deixou os fios soltos ao circular pelo estúdios da Band. Já Sabrina apareceu poucas vezes de corpo inteiro na edição da final do MasterChef.

O “erro” mais evidente entre as duas versões do programa foi, sem dúvida, o cenário. Enquanto a prova final foi gravada com a presença dos ex-participantes e familiares dos finalistas, a transmissão ao vivo contou com uma plateia formada por jornalistas e convidados, montada ao fundo das bancadas.
Mesmo com todas essas mancadas, durante sua exibição das 22h30 de terça à 1h30 de quarta, a produção movimentou o Twitter com mais de 1,7 milhão de menções, registrou dez pontos de audiência e conquistou a liderança durante 25 minutos, segundo uma prévia do Ibope.
Uma pena que um programa que caiu nas graças do público brasileiro tenha tido um final tão espalhafatosa. E que sirva de lição até para o próximo MasterChef, o Kids, que já estreia em 20 de outubro.