Alvo de ataques racistas no Facebook , a jornalista Maria Júlia Coutinho, a Maju, do Jornal Nacional, recebeu o apoio de diversos famosos nas redes sociais. Ela é a primeira garota do tempo negra na Rede Globo e está conquistando fãs com seu estilo descontraído, alinhado a nova linha editorial do telejornal.
Ainda assim, em uma postagem do Jornal Nacional sobre a previsão do tempo no Facebook, comentários como "só conseguiu emprego no Jornal Nacional por causa das cotas. Preta imunda" e "não tenho TV colorida para ficar olhando essa preta não" foram publicados e imediatamente despertaram a reação de muitos outros que saíram em defesa de Maju, incluindo vários famosos (e também anônimos):
Maju, falaram de mim porque eu estava gorda, e de você por ser negra. Será que se eu tivesse a sua magreza, ou você a minha brancura, nós os agradaríamos? Não sei. Não quero saber. Quero saber que somos todos iguais; pele, carne, osso, sangue. Não digo "coração" porque é nele que carregamos nossos valores e princípios, e esses sim - graças a Deus - são diferentes, cada um tem os seus. Os SEUS, Maju, são maravilhosos, tenho certeza. E é isso que importa. Cor, cabelo, altura, classe, gordura... nada disso se julga. Pensa assim ó: coitados os que se acham superiores por terem uma característica física diferente. O que nos faz melhores ou piores seres humanos não dá pra ver nem tocar; chama-se "caráter". Dessas pessoas Maju, devemos ter pena. Aliás, com essas pessoas, não perca aquilo que é tão precioso e que você domina como ninguém: o seu tempo%uD83D%uDE09.
Uma foto publicada por Fernanda Gentil - Oficial (@gentilfernanda) em Jul 3, 2015 às 2:06 PDT
O ser humano cada dia mais sem limites. Não encontram onde evoluir e resolvem retroceder num mar de preconceitos sem sentido. Estão retrocedendo seu processo evolutivo e se manifestando contra qualquer pessoa que seja, pense, viva ou aja diferente deles. Sou filha de pai negro, mãe nordestina e fruto dessa grande e linda mistura de diferenças que é o nosso país. Racismo é crime! Respeite a religião, cor, gosto musical, sexualidade, naturalidade, sotaque, aparência, cultura, costume e todas as outras milhões de diferenças do próximo. O que são 1000000000 de preconceituosos na lua? A destruição da nossa espécie indo pro espaço.
Uma foto publicada por euanitta (@anitta) em Jul 3, 2015 às 2:17 PDT
Racismo é crime, não podemos tolerar mais esse tipo de preconceito! A Maju é uma excelente profissional e não merece esse tipo de coisa! Estou com vc @majucoutinho! #SomosTodosMaju #Repost @realwbonner %u30FB%u30FB%u30FB Tá, @majucoutinho , o tio aprendeu que a gente deve dizer que o tempo "é firme", quando não tem chuva, nem chuvica, nem chuvona. Mas, no JN, o tempo é sempre bom, com você. %uD83D%uDC4F%uD83C%uDFFB%uD83D%uDC4F%uD83C%uDFFC%uD83D%uDC4F%uD83C%uDFFD%uD83D%uDC4F%uD83C%uDFFE%uD83D%uDC4F%uD83C%uDFFF%uD83C%uDDE7%uD83C%uDDF7%uD83C%uDF3B%uD83C%uDF1E%uD83C%uDF1E%uD83C%uDF1E
Uma foto publicada por Valesca Popozuda (@valescapopozudaoficial) em Jul 3, 2015 às 1:27 PDT