A atriz, que vai comemorar 71 anos na próxima semana, foi convidada a visitar a capital indiana do cinema para receber um prêmio pelo conjunto de sua carreira em um festival local. Elegante como sempre, Deneuve manifesta sua desconfiança com este tipo de homenagem, "agradável, mas que, em alguns casos, pode parecer um enterro de primeira classe". Deneuve lidera a delegação francesa que participa da sétima edição do "Encontro com o Cinema Francês", organizada pela UniFrance e que contará com projeções especiais para tentar vender produtos franceses aos produtores de Bollywood.
A atriz, que trabalhou em mais de 100 filmes, admite, no entanto, que não conhece muito o cinema indiano. Além de manifestar sua curiosidade, também não descarta trabalhar em uma produção indiana.
"Este cinema é tão diferente. Eles adoram histórias românticas, muita dança", comenta. "Estou certa de que existem jovens diretores que fazem outras coisas além dos contos de fada, ou comédias musicais, mas ainda não tive a sorte de conhecê-los", acrescentou.
Deneuve se disse mais familiarizada com séries americanas como 'Breaking bad', 'Homeland' e 'House of cards', e que admira jovens atrizes como Cameron Diaz, Kate Winslet e Kirsten Stewart. No entanto, não está preocupada em ter uma presença maior nos Estados Unidos.
"Já me fizeram propostas que não me pareceram mais interessantes que as que tenho na Europa, e não tenho motivos para filmar nos Estados Unidos simplesmente porque é em inglês", explicou. Quanto à reclamação constante das atrizes sobre a falta de papéis femininos marcantes em Hollywood, Catherine Deneuve considera que o problema é menor no cinema europeu, onde "existem menos convenções sobre o poder da sedução de mulheres de certa idade nas telas".
Atualmente, seu interesse como atriz se concentra mais em um roteiro interessante ou um diretor do que em um papel em particular. Também não descarta a possibilidade de atuar no teatro, apesar da fobia que tem dos palcos, como já admitiu várias vezes. "A angústia do palco é algo que me afeta demais. É um pesadelo que tenho constantemente", confessa, por fim.