Em 'A floresta que se move', ela é a ambiciosa Clara, que tenta impulsionar a carreira do marido Elias (Gabriel Braga Nunes). Ela tenta a qualquer custo tornar reais as previsões de uma vidente cega de que ele se tornará presidente de um banco.
A paulista foi clicada em uma selfie publicada no Instagram pelo cabeleireiro Ezequiel Blan, que compartilhou ainda fotos com Braga Nunes, Nelson Xavier e outras pessoas da equipe nos bastidores da produção. Para o filme, a atriz alongou e tingiu o cabelo de ruivo. Em março, o também cabeleireiro Duda Molinos publicou uma foto com ela.
O último trabalho de Ana Paula Arósio na TV seria em 'Insensato coração' (2010), de Gilberto Braga e Ricardo Linhares, como a protagonista Marina. Mas ela nem chegou a aparecer nas gravações e o papel foi entregue a Paolla Oliveira, escalada às pressas.
Rumores na web dão conta de que ela foi sondada para retornar às telinhas como a vilã Soraia, em 'Lady Marizete', de Wolf Maya, mas teria recusado o convite do diretor com quem fez o derradeiro projeto na Rede Globo, o seriado 'Fora da lei' (2010). No mesmo ano, ela fez par romântico com Arieta Corrêa no filme 'Como esquecer', de Malu de Martino.