O site que ameaçava publicar fotos da atriz Emma Watson nua revelou-se como representante de uma campanha pelo fechamento do fórum 4Chan, em mudança de página promovida à meia-noite desta quarta-feira, 24. O endereço emmayouarenext.com ("Emma você é a próxima") agora redireciona para o site rantic.com, atribuído a uma empresa batizada de Rantic Marketing. A imprensa especializada em mídias sociais, contudo, alerta: a novidade pode ser outra brincadeira para enganar internautas e replicar uma mensagem, técnica conhecida como 'viral'.
A contagem regressiva para o vazamento das fotos de Watson foi substituída por uma mensagem que prega o fim do fórum, local de postagens anônimas onde foram publicadas imagens pessoais de dezenas de celebridades em agosto — como as de Jennifer Lawrence e Victoria Justice. "Junte-se a nós para derrubar o 4chan e prevenir o vazamento de mais fotos íntimas. Nenhuma dessas mulheres merece isso e, juntos, nós podemos promover uma mudança", diz a postagem no novo site.
O 4chan é apontado por internautas e pela imprensa como berço dos vazamentos, ou seja, primeiro espaço onde estas imagens teriam sido veiculadas. A divulgação do material ficou conhecida como 'The Fappening' e levantou discussões sobre privacidade na internet. Entre as teorias sobre a aquisição das imagens, há a suspeita de que os arquivos teriam sido acessados através da hospedagem virtual, ou 'nuvem'.
saiba mais
-
Internautas cobrem com desenhos fotos vazadas de celebridades nuas
-
Emma Watson é nomeada embaixadora da ONU Mulheres
-
Fotos de Jennifer Lawrence nua farão parte de exposição nos EUA
-
Após fotos vazadas, fãs de Jennifer Lawrence criam campanha em solidariedade à atriz
-
Jennifer Lawrence fala pela primeira vez do vazamento de fotos nua: ''não é um escândalo, é um crime sexual''
-
Fred Melo Paiva explora universo do pornô e a rivalidade de cruzeirenses e atleticanos em 'O infiltrado'
-
Emma Watson e Daniel Brühl estrelarão filme sobre ditadura militar no Chile
-
Da pornografia à música: site adulto PornHub abre concurso para escolher canção-tema
"O vazamento de 'nudes' pelo 4chan nos últimos dois meses foi uma invasão de privacidade e também um claro sinal de que a internet precisa ser censurada", alegam os organizadores da página. "Cada curtida no Facebook, compartilhamento e menção no Twitter contam como uma assinatura social — e vão nos levar um passo à frente pelo fechamento de www.4chan.org", conclui o texto.
Campanha pode ser novo viral
Apesar da veemência nas reivindicações, a própria página do Rantic Marketing pode tratar-se de uma campanha viral, como apontado pelo site norte-americano Mashable. A publicação tentou contato com a equipe do Rantic por email e relata ter recebido uma mensagem de falha na entrega do correio eletrônico.
O portal Business Insider, também dos EUA, atribui a autoria da página a um grupo de internautas famoso por promover 'pegadinhas' virtuais. A equipe, conhecida por SocialVEVO, teria arquitetado tanto os rumores de ameças quanto a campanha de remoção do 4chan, que serviria, em efeito reverso, para consolidar a imagem do fórum como um ambiente livre. A conta do Rantic Maketing no Twitter foi inaugurada em 17 de setembro, com uma postagem elusiva: "alguns dizem que virais não podem ser controlados; bem, nós temos a receita".