A morte do ator norte-americano Robin Williams na última segunda-feira, 11, reacendeu entre brasileiros a lembrança de quando o artista criticou o país, em 2009. Durante entrevista a David Letterman, ele disse que a participação da apresentadora Oprah Winfrey e da primeira-dama dos EUA, Michelle Obama, não foi suficiente para dar a Chicago o posto de sede das Olimpíadas de 2016.
"Espero que ela não esteja chateada de perder as Olimpíadas. Chicago enviou Oprah e Michelle. O Brasil mandou 50 strippers e meio quilo de pó. Não foi justo", atacou o ator, que já havia sido internado em uma clínica de desintoxicação por conta do vício em cocaína. À época, o Rio de Janeiro havia vencido em Copenhague a disputa contra a cidade norte-americana, além de Tóquio e Madri.
Dois anos mais tarde, Robin desculpou-se pela afirmação em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo. "Soube que alguns políticos brasileiros ficaram realmente bravos comigo", observou o intérprete de Patch Adams. "Droga, ofendi todo mundo! Me desculpe! É o que acontece com comédia. Quando você ultrapassa essa linha, tem gente que vai rir e gente que vai se ofender", justificou.
Confira em vídeo a piada de Robin Williams sobre o Brasil: