O humorista fluminense Fausto Fanti, consagrado como integrante da trupe Hermes e Renato, foi encontrado morto na tarde desta quarta-feira, 30, no apartamento em que morava em São Paulo. De acordo com informações divulgadas pela polícia do distrito de Perdizes, o comediante foi encontrado enforcado. Fausto tinha 35 anos, era casado e tinha uma filha.
Nascido em Petrópolis, no Rio de Janeiro, o artista dedicava-se ao humor desde a década de 1990. Foi um dos fundadores de Hermes e Renato em 1999, quando o grupo estreou na MTV. A atração permaneceu na emissora até 2009, quando os integrantes mudaram-se para a Rede Record sob o nome de Banana Mecânica.
Em 2013, os humoristas retornaram à MTV e retomaram o nome original da trupe, do qual passaram a ser detentores legais. Recentemente, Fausto e os colegas de Hermes e Renato trabalhavam no canal FX Brasil, da TV paga. Foi ele quem batizou o grupo, usando o nome de um colega da infância unido ao de um professor de história de quem foi aluno.
Hermes e Renato
A história do grupo começou ainda em 1990 quando, aos 12 anos, Fanti uniu-se ao amigo Adriano Silva para criar esquetes engraçadas, que eram filmadas em vídeos caseiros. Um conhecido da dupla, Felipe Torres também aderiu à novidade. Mais tarde, com a adição de Marco Alves ao grupo, as piadas ganharam roteirização e, à medida em que os integrantes cresciam, passaram a abordar temas mais sérios com abordagens cada vez mais ousadas e absurdas.
Fausto Fanti interpretava Dona Máxima em 'Sinhá Boça':
Em 1999, os amigos enviaram um registro de suas brincadeiras à produção da MTV, em São Paulo, que retornou com um convite para um período de experiência. Em pouco tempo, a trupe conquistou um programa próprio, batizado de Hermes e Renato. Em dez anos no ar, os humoristas criaram personagens que tornaram-se ícones da emissora, como o Palhaço Gozo, Joselito (o "sem noção") e Boça, protagonista da novela 'Sinhá Boça'.
Massacration
Um dos maiores destaques na carreira da trupe veio com a formação do Massacration, grupo de heavy metal que surgiu como paródia de grandes nomes do gênero mas terminou por lançar álbum próprio. Criada em 2002 como um quadro do programa, a ideia rendeu uma série de clipes da banda 'de brincadeira' fez muito sucesso na programação do canal musical. Fausto Fanti assumiu a guitarra solo e os vocais de apoio do projeto, que tinha Bruno Sutter nos vocais, Adriano Pereira nas guitarras e Marco Antônio Alves no baixo.
Os músicos chegaram a abrir shows na turnê brasileira do Sepultura, com Igor Cavalera assumindo as baterias do grupo. Em 2005 o Massacration conquistou um programa próprio na MTV — 'Total massacration', especializado em clipes de metal —, e tornou-se um projeto paralelo a 'Hermes e Renato' na grade da emissora. Lançaram os álbuns 'Gales of metal fried chicken of death' (2005), produzido por João Gordo, e 'Good blood headbangers' (2009), assinado pelo ícone metaleiro Roy Z.
Relembre o Massacration no clipe de 'Metal is the law':