Dirigido por Rogério Gomes (também responsável pelo núcleo), o folhetim do horário nobre narra a história de um recifense que sai da cidade natal para tentar a vida no Rio de Janeiro - um mote já usado em tramas como 'Senhora do destino' (2004), mas sem o sotaque artificial dos personagens (como esquecer de Susana Vieira na pele da nordestina Maria do Carmo?).
Chay Suede vive o pernambucano José Alfredo de Medeiros na primeira fase da trama, quando contracena com Vanessa Giácomo e Marjorie Estiano. O trio rendeu bons momentos na estreia. Estiano, intérprete de Cora, a irmã de Eliane (Giácomo), surpreendeu como vilã. Logo no primeiro capítulo, já deixou indícios da complexidade da personagem.
As imagens da cidade mineira de Carrancas, onde foram gravadas as primeiras cenas para se referir ao Monte Roraima, contribuíram para a beleza das cenas. O tema de abertura é a clássica 'Lucy in the sky with diamonds', dos Beatles. Mesmo com a repercussão positiva, a trama não alavancou a audiência, com média de 30 pontos, segundo prévia do Ibope.
"Notícia"
No Jornal Nacional, William Bonner confundiu os telespectadores ao anunciar a trama como se fosse falar de uma reportagem: "Você vai acompanhar a história de superação de um um homem", disse. Internautas ironizaram o momento. O jornalista costuma assistir a tramas das 21h - era fã declarado de 'Avenida Brasil'.