Mexerico

Ibope medirá repercussão de programas na internet

Ibope Twitter TV Ratings está previsto para o segundo semestre no Brasil e, em 2015, também chegará à Colômbia e Argentina

Fernanda Guerra

Séries nacionais como 'Sessão de terapia' terão missões nas redes sociais medidas pelo Ibope
O fenômeno "segunda tela" e as mudanças de hábito do telespectador vêm influenciando a televisão, incluindo a medição de audiência dos programas. Antes da chegada do concorrente alemão GfK, o Ibope Media anunciou a parceria com o Twitter e a Kantar Worldpanel na semana passada. Na manhã desta quarta-feira, promoveu evento em São Paulo com executivos do instituto, da empresa britânica e do microblog para apresentar, oficialmente, algumas mudanças que já haviam sido ventiladas e desenvolvidas nos últimos dois anos. Uma das principais, o Ibope Twitter TV Ratings está previsto para o segundo semestre no Brasil - e, em 2015, também funcionará na Colômbia e Argentina.


A ferramenta medirá a repercussão dos programas na internet, a partir de comentários de internautas relacionados à televisão. A iniciativa parte de um contexto em que 54% dos internautas assistem à TV, enquanto usam a web. Segundo pesquisas do Ibope, 38% do percentual compartilha comentários sobre programas de televisão. Novelas e jornais são os assuntos mais comentados.

"Estamos em uma constante renovação. A nossa estratégia é multiplataforma. O objetivo é entender o consumidor em diversas plataformas", analisa o CEO do Ibope Media, Orlando Lopes. Além do Ibope Twitter Ratings, a aferição de audiência se estenderá a PC (incluindo tablets) e no celular a partir do segundo semestre deste ano. "O Ibope passará a implantar uma amostra oficial das novas aferições", complementou a diretora Dora Câmara, do Ibope Media.

Além do Twitter, o instituto também firmou parceria com a Kantar Worldpanel, para monitorar o impacto das campanhas publicitárias através do Roi Publicitário (retorno de investimento).