
Criada no Reino Unido, a iniciativa pretende chamar atenção para o câncer de testículo, um mal ainda pouco discutido, que atinge cerca de 8,3 mil homens por ano somente no Brasil. A intenção é que as imagens bem-humoradas postadas pelos internautas façam com que o tema entre em pauta nas rodas de amigos, em conversas informais, e leve à disseminação de informação sobre a doença. Dados divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) em 2011 apontavam 350 mortes por ano em decorrência deste tipo de câncer.
"Todos na luta contra o câncer de testículo", convocou Marcelo 'Ieié' na legenda de sua contribuição. Nas redes sociais, a exemplo do humorista, é possível encontrar centenas de imagens de outros homens que aderiram ao #cockinasock. Conhecido por eliminar marcações que possam levar a conteúdo erótico, o Instagram chegou a remover a hashtag, mas voltou atrás na decisão. No Facebook, a página oficial do projeto reúne as fotos mais populares dos apoiadores.
Um site criado para reunir doações já alcançou o equivalente a 13,8 mil reais graças à campanha. A arrecadação será encaminhada ao Cancer Research UK, instituto britânico conhecido pelo apoio às pesquisas em prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer.