O canal de TV paga Sony exibe nesta segunda-feira, 27, um episódio da série norte-americana 'CSI' livremente inspirado no incêndio da Boate Kiss, em Santa Maria. Levado ao ar nos EUA em outubro do ano passado, o capítulo 'Torch song' chega às telas de assinantes brasileiros no mesmo dia em que se completa um ano desde a tragédia no Rio Grande do Sul. O fogo na casa noturna gaúcha matou 242 pessoas — a maioria por asfixia — e deixou mais de 630 feridos.
A investigadora criminal e roteirista Liz Devine, que assina o argumento de 'Torch song', confirma que o episódio "foi inspirado no que aconteceu no Brasil". Em um vídeo promocional da atração, ela relembra que "uma boate pegou fogo e pessoas foram mortas".
A partir de imagens da tragédia brasileira que foi destaque na imprensa mundial há um ano, Devine e sua equipe construíram a história de um incêndio em show de rock que deixa quatro mortos. "É horrível ficar preso em um lugar, especialmente com pessoas em pânico", enfatiza a autora.
'CSI', sigla para Criminal Scene Investigation (Investigação de Cena do Crime, em tradução livre), apresenta a rotina ficcional de peritos criminais na cidade de Las Vegas. No ar há 14 anos, a série está entre as maiores audiências da TV aberta nos EUA — ápice de 11,1 milhão de espectadores no último ano. O episódio que vai ao ar nesta segunda-feira pela Sony é o terceiro da 14ª temporada, e foi exibido nos EUA em 9 de outubro.
O canal brasileiro, que exibe a mesma temporada desde o dia 14 de outubro, optou por pular a sequência cronológica dos capítulos e guardar 'Torch song' para o aniversário de um ano da tragédia na Boate Kiss. O episódio de 'CSI' estreia na Sony às 21h desta segunda-feira, com áudio original e legendado. A atração conta com reprises dubladas ao longo da programação.