'Violetta', a mais nova queridinha da Disney, tem conquistado fãs em todo o mundo como protagonista da novela adolescente de mesmo nome gravada na Argentina, um fenômeno que ganhou as redes sociais e que tem gerado um lucrativo mercado.
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O auge da estrela 'teen' veio com seu show 'Violetta ao vivo', cujas apresentações começaram em julho de 2013 na Argentina e continuaram pela Espanha, Itália e França, com entradas esgotadas. O encerramento da turnê, que esta semana se apresenta em Paris, será em 28 de fevereiro no estádio Luna Park de Buenos Aires.
"Amor, música e paixão, essa sou eu, Violetta!", se apresenta a personagem, uma adolescente solitária e talentosa que, após vários anos na Europa, volta com seu pai para Buenos Aires, onde nasceu e onde encontra amigos, se apaixona e descobre sua vocação para a música, herança de sua falecida mãe.
"Seguindo o exemplo das novelas latino-americanas, reinventamos o formato para criar 'Violetta', uma novela Disney para o século XXI", explica Cristiana Nobili, produtora da Disney EMEA, que atribui o sucesso da série à grande resposta do público online, especialmente nas redes sociais.
A novela, que iniciará sua terceira temporada em abril, reúne 4,5 milhões de fãs no Facebook. No YouTube, seus vídeos alcançaram mais de 597 milhões de views no Brasil e na América Latina. "Violetta exibe diferentes culturas e tradições sob uma mesma história de música, sonhos, amor e amizade, valores universais", declarou à AFP Cecilia Mendonça, vice-presidente e gerente-geral do Disney Channel Latin America.
Roupas, maquiagem, livros, álbuns de figurinhas: o furacão "Violetta" se apropriou do universo infanto-juvenil, especialmente do feminino. "O formato foi pensado desde o início para propiciar uma enorme variedade de produtos de entretenimento em diferentes plataformas (shows ao vivo, discos, produtos de consumo) que se complementam e conectam", afirma Mendonça.
Os quatro álbuns da série - 'Violetta', 'Cantar é o que sou', 'Hoje somos mais' e 'Violetta ao Vivo' - são discos de platina e ouro em vários países.
A fama parece não ter mudado Stoessel, que conta com 750.000 seguidores no Twitter e que na semana passada esteve com o Papa Francisco em Roma. "'Tini' é uma jovem que mantém os pés no chão, não se envolve em escândalos, é autêntica e espontânea", elogia Fernando Fagioli, do Grupo Identidad, ao explicar "a grande empatia" de Stoessel com seu público.