A polícia de Los Angeles encontrou drogas, nesta terça-feira, em uma batida feita na casa de Justin Bieber, depois que ovos foram jogados na residência do vizinho do cantor canadense, de 19 anos, na semana passada - informaram as autoridades. Ele seria suspeito de ter participado da confusão.
Na última quinta-feira, vândalos jogaram ovos na casa do vizinho de Bieber, causando danos materiais de pelo menos US$ 20 mil, afirmou a polícia. Nesta terça, a polícia executou um mandado de busca na casa do cantor por conta do caso e encontrou drogas em uma quantidade não especificada.
"A cocaína estava bem à mostra dos oficiais, quando foram procurar provas", disse o tenente Dave Thompson, do posto de Lost Hills, subordinado ao gabinete do xerife de Los Angeles.
Bieber "não estava ligado à cocaína, mas sim o indivíduo que estava em sua casa e que foi posto sob custódia", acrescentou Thompson. Horas após as declarações de Thompson, uma porta-voz do gabinete do xerife precisou que nada estava confirmado sobre a droga ser cocaína.
"É uma substância proibida, mas não sabemos se é cocaína. Está em um laboratório e aguardamos o resultado", disse à AFP a sargento Arballo.
O jornal Los Angeles Times informou que pode se tratar de Ecstasy ou Molly, em referência à droga sintética MDMA. De acordo com o site especializado em celebridades TMZ, o detido foi o rapper Lil Za, um amigo muito próximo de Bieber, que chegou a morar uma temporada na casa de Calabasas.
"A investigação está em curso, e ele (Bieber) não foi nem detido, nem liberado até o momento", disse o oficial em uma entrevista coletiva, acrescentando que o jovem não respondeu as perguntas.
A rede CNN anunciou que um indivíduo não identificado estava detido por ligação com a droga encontrada no lugar.
Nesta terça-feira, pelo menos dez viaturas e 12 policiais estacionaram em frente à casa do jovem cantor, no exclusivo bairro de Calabasas (noroeste de Los Angeles, onde também vive a família de Michael Jackson), em busca de provas que ligassem Bieber ao "ataque de ovos".
"Às 8h de terça, detetives (...) começaram a executar uma ordem de apreensão na casa em Calabasas do suspeito Justin Bieber", escreveu o gabinete do xerife em um comunicado.
Os policiais surpreenderam o cantor e pelo menos oito pessoas. Eles encontraram a droga, e um indivíduo foi detido por posse de substância proibida.
O objetivo era procurar vídeos de vigilância e qualquer outra evidência da ligação de Bieber com o ato de vandalismo de 9 de janeiro. Devido ao montante do dano causado, o ataque é considerado um crime grave, de acordo com a legislação da Califórnia.
"É um crime sério. Entendo que foi feito com ovo (e) isso os fez achar que era menor (...), mas é um crime maior, sem importar como é cometido", explicou.
O crime alcançou essa categoria ao superar o limite de 400 dólares em danos, completou, referindo-se ao cantor como "o suspeito".
De acordo com a lei da Califórnia, se Bieber for indiciado por vandalismo e considerado culpado pode enfrentar até um ano de prisão e uma multa de até US$ 50 mil.
Thompson também se defendeu do fato de que 12 homens tenham sido mobilizados para um ataque com ovos: "nesse tipo de situação, não sabemos o que vamos encontrar. Bieber costuma cooperar, mas não sabemos quem está na casa, nem quem está sob influência do quê".
A polícia de Los Angeles já está familiarizada com o jovem e suas constantes infrações no trânsito e confusões com os vizinhos.